top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

O que ninguém te diz sobre Plano de Negócio e como fazer um

Quer saber um pouco mais sobre Plano de Negócios e porque você deve ter o seu agora mesmo?! Esse texto é pra você! O Plano de Negócios é o caminho para o sucesso de todo empreendedor. Com ele, o seu empreendimento cresce com uma direção, um foco e uma base bem estruturada. É a melhor forma de detalhar o seu serviço, seu público, concorrentes e, principalmente, ameaças e pontos fortes e fracos do seu negócio.



Será que é pra mim fazer um Plano de Negócios?


Se você pretende expandir o seu negócio ou até mesmo abrir um novo, é imprescindível que você construa o seu Plano de Negócios AGORA! Ele irá organizar as ideias para o início de algo novo; direcionar a expansão de algo já existente; esclarecer números e estratégias além de alinhá-las com as expectativas dos gestores além de facilitar a comunicação entre a equipe e os sócios.



Entendi, mas e agora, como que eu faço?


Vou te explicar em 6 passos que eles são simples e totalmente necessarios. Primeiro, através de um estudo sobre o ramo do empreendimento. Deve conter uma análise do local situado, do público consumidor, do produto e seu potencial além de todas as informações necessárias para um maior entendimento do negócio!


Depois, uma análise de mercado; estudando a fundo sobre seus clientes, quem realmente é seu público alvo, seus maiores concorrentes, seus melhores fornecedores e o produto mais potente para esse mercado. Após essa etapa, seus esforços serão melhores direcionados pois com o público certo em mãos, é possível usar da melhor estratégia de comunicação e entender como o produto oferecido é visto diante desses olhos.



Como terceiro passo, então, criar um plano de marketing exclusivo para seu negócio.

Depois vem o plano operacional, responsável por descrever todo o funcionamento da empresa; a localização, os equipamentos, a capacidade produtiva dentre outros. Em seguida, não pode faltar um plano financeiro, para gerar um controle de gastos, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e ainda direcionar os novos investimentos.



Com tudo isso pronto, é feita uma análise de cenários e análise estratégica. Essa análise irá te ajudar a cuidar dos seus resultados, prever situações de risco, traçar alternativas para os diferentes tipos de cenários. Ou seja, é a cereja do bolo; pois irá te preparar para qualquer situação e imprevisto!


Após esses 6 passos, o Plano de Negócios é finalizado e já pode ser avaliado! Mas, não é porque acabou que a solução está completa! Agora vem o momento mais importante: a prática! Se tudo que foi desenvolvido não for avaliado e posto em prática, de nada adianta contratar um Plano de Negócios. Ah, e lembrando, é uma ferramenta que deve sempre ser revisada para garantir um panorama geral sempre atualizado!


A Promad Jr. oferece ajuda ao seu negócio para a montagem e execução de um Plano de Negócio de forma a otimizar a sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para agendar um diagnóstico gratuito e tenha um diferencial de mercado!

340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page