top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

O que é uma consultoria

Atualizado: 10 de jun. de 2021

Consultoria é a ação ou efeito de dar consultas, conselhos, sendo realizada por especialistas em determinada área. Há diversos tipos de consultorias, como: consultoria de finanças, gestão empresarial, ambiental entre outros.


Tendem a ser focados ou em algum segmento determinado ou em uma área específica do conhecimento (como Estratégias de Marketing ou RH, por exemplo).


Seu papel é fornecer conselhos em sua área de especialidade, orientar questões ligadas à estratégia, estrutura, gestão e operações de uma organização, com o foco em dar suporte à busca dos objetivos corporativos em longo prazo.

O foco do consultor é atuar como conselheiro/orientador e não no operacional. Por exemplo, um consultor pode recomendar que a marca tenha determinado comportamento e abordagem nas redes sociais, mas não irá criar perfis, criar e publicar mídia ou conteúdo.


Algumas atividades comuns do trabalho de consultoria são:

  • Orientação na Gestão de Projetos;

  • Auditorias diversas;

  • Propor soluções com base em melhores práticas e no estado da arte;

  • Definições e estruturação de fornecedores;

  • Orientação e suporte à tomada de decisões.

Os consultores fornecem uma visão externa para o cliente. Entregam uma percepção qualificada e externa acerca dos negócios da empresa. É importante que você saiba exatamente quem é e o que faz esse profissional para refletir melhor se este é o tipo de solução que procura.



Consultoria Empresarial

A consultoria empresarial é um serviço de diagnóstico dos processos internos dentro da instituição, que auxilia na identificação de problemas e no encontro de formas para solucioná-los, promovendo uma gestão mais eficaz e que coloque o empreendimento em destaque no seu setor mercadológico.


Com ela o gestor é capaz de reduzir os gastos e tornar os procedimentos internos mais eficientes. Além disso, a tomada de decisões fica facilitada, pois será sempre baseada em dados e estudos detalhados que viabilizam a melhor escolha.


Outro benefício é a possibilidade do acompanhamento constante de resultados na instituição, bem como a comparação com o mesmo período de anos anteriores. Dessa maneira, o empreendedor consegue perceber se as estratégias adotadas vêm dando certo, ou se é preciso alterá-las, e pode também verificar o crescimento e evolução do seu negócio.

Assim, a consultoria empresarial envolve uma troca de experiências e discussões sobre estratégias de planejamento e gestão de uma empresa. Uma instituição experiente e com prestígio na área de consultoria é a responsável por passar ao empresário e gestores suas experiências de como o empreendimento poderá otimizar os processos internos e potencializar os lucros.


Os principais tipo de consultoria empresarial:


Conseguiu perceber a importância de uma consultoria de qualidade? Um duvida muito comum que surge nesse assunto é: mas será que para o meu negócio uma consultoria seria relevante? Acessando o post sobre para quais empresas servem um planejamento estratégico vamos esclarecer essa dúvida pra você.


Tem interesse em ter uma consultoria na sua empresa? Acesse nosso site e conheça quais tipos de consultoria a PROMAD Jr. oferece. Agenda já seu diagnóstico gratuito, não perde a oportunidade de conhecer como agregaríamos nos seus processos.

1.189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page