• Rafael Santos

Como um Mapeamento de Processos ajuda a sua empresa + Case de Sucesso

Quando pensamos sobre eficiência e produtividade da nossa empresa é inviável não pensarmos nos processos internos que são executados a todo momento por todos os funcionários. Perguntas como será que estamos sendo eficientes? Ou como podemos diminuir os erros e retrabalhos?


São um indicativo claro que sua empresa precisa de um mapeamento de processos bem trabalhado para poder desempenhar um serviço de maior qualidade com a performance desejada.



O que é mapeamento de processos de processos


Basicamente um mapeamento de processos é a descrição detalhada das tarefas e obrigações que os funcionários da empresa têm que seguir para o bom funcionamento e a entrega de todas as atividades propostas para o cliente final.


Dentro de processos podemos classificar de forma ampla 3 tipos de processos: Processos gerenciais, processos primários e processos de suporte, sendo que os 3 modelos citados tem que estar de acordo não só com a proposta de valor do seu produto, mas também com a visão, missão e valores da empresa.


Explicando rapidamente


  • Processos gerenciais: são atividades relacionadas a avaliação de desempenho da empresa, onde serão avaliados indicadores e métricas tanto de performance quanto de resultado dos colaboradores e produtos, processos esses que geralmente são feitos de forma periódica, normalmente por ciclos, e tem como finalidade a avaliação do gestor sobre a equipe que ele lidera.


  • Processos primários: Classificados como processos primários estão aqueles que estão em contato direto com seu cliente, sejam eles processos de realização do produto ou serviço, processos de atendimento ou até processos de entrega. Os processos primários são os mais importantes a serem destrinchados pois são os processos que vão da cara a sua empresa, normalmente são processos que serão vistos por terceiros e serão julgados quanto a sua relação entre agilidade e qualidade.


  • Processos de suporte: são todos os processos que ajudam no bom andamento interno da empresa, sejam eles processos de limpeza, repasse de informações, manutenção, desenvolvimento de novos produtos ou capacitação dos colaboradores. Os processos de suporte são essenciais para o desenvolvimento saudável da empresa, podemos tratá-los como alicerces para um bom desempenho de todas as funções a serem realizadas. Leia também sobre: O que é o Programa 5'S, qual é sua importância e como aplicar.


Como ele vai ajudar minha empresa a crescer?


O mapeamento de todos os processos da empresa para você que é empreendedor irá auxiliar de diversas maneiras o desenvolvimento sustentável da sua empresa, tendo em vista que o andamento das atividades internas muitas vezes não devem ser supervisionadas diretamente mas devem ter constância e padronização.


Com um bom mapeamento de cara será possível ter uma visão macro dos problemas e gargalos que a empresa enfrenta como por exemplo: atrasos, retrabalhos, erros, dúvidas, falta de padronização e até uma falta de mensuração de métricas e parâmetros de desenvolvimento.