• PROMAD Jr.

Como aplicar uma pesquisa de mercado no meu negócio?

Atualizado: Set 12

Na atualidade passamos por alterações muito rápidas nos modos e costumes, fazendo com que a clientela esteja cada vez mais imprevisível. É aí que entra a pesquisa de mercado, uma forma de conhecer melhor o mercado e ser mais assertivo em suas estratégias.


A ideia principal de uma pesquisa de mercado é reduzir os riscos de um planejamento ruim e, por consequência, perdas de investimentos. Já imaginou gastar milhares em divulgações no facebook sendo que seu público alvo nem na internet está?


As coletas de informações podem ser de diversas frentes, como: características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores.


Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz?


Antes de começar, é necessário estabelecer alguns pontos.


1- Qual o objetivo principal da pesquisa? Sem ter isso bem definido suas informações não vão ser conclusivas para a empresa.


2- Qual o público-alvo da pesquisa? São consumidores, a concorrência, fornecedores, colaboradores ou parceiros?


3- Qual o tamanho da pesquisa? O tamanho da amostra que você quer ter; claro que quanto maior a amostra mais assertivo a pesquisa é, mas é importante definir o ponto onde também é viável sem comprometer os resultados.


Existem várias métricas possíveis de traçar com essa metodologia, e também, vários métodos para realizá-la. Esses métodos, dependendo da sua necessidade, podem vir a ser mais complexos utilizando de psicologia, antropologia ou até estatística. Mas fique tranquilo que, usualmente, projetos mais simples conseguem suprir suas necessidades.



Pesquisa de satisfação do cliente


Satisfação do cliente é um tema muito importante para identificar falhas tanto nos produtos como no sistema de distribuição e atendimento. Grandes empresa sempre estão muito focadas nisso com estratégias até agressivas. Um exemplo disso é Burger King que oferece lanches gratuitos para quem responde uma pesquisa sobre seus restaurantes.


A forma mais fácil de realizar essa pesquisa é através de mailing, porém como muitas vezes não se tem o e-mail dos cliente,s pode ser feito presencialmente também. A idéia é um formulário, não muito extenso, com perguntas que vão de 1 a 5 identificando a satisfação em diversas área do seu contato com o cliente, ou seja, desde a entrada na loja ou site, até sua saída.


Como o Burger King, é legal dar algum incentivo para o cliente, como brindes ou descontos. Após a pesquisa realizada, é importante entender o motivo das notas. Se está bom, mantenha e incentive, se as notas foram negativas, repreenda e corrija.


Pesquisa de hábitos de consumo


A metodologia a ser utilizada pode ser muito parecida com a do tópico anterior, através de formulários enviados pelo e-mail ou feitos presencialmente. O segredo está nas perguntas que você vai fazer.


Primeiramente, é importante definir quais tópicos importam para sua empresa, pois os hábitos dos clientes podem mudar totalmente sua estratégia.

Alguns exemplos de questionamento.


  • Qual a mídia social que mais usa?

  • Costuma comprar online?

  • Que sites usa para se manter informado?

  • Qual a frequência que compram tal produto?

  • Qual a forma de pagamento preferida?

  • Realeza uma pesquisa antes de comprar o produto?



Pesquisa com colaboradores


Muitas vezes se conhece muito do mercado através de pesquisa e afins, porém dentro da sua empresa ainda pode existir muita falta de comunicação e problemas do grupo que causam uma perda da produtividade entre os colaboradores. É importante sempre ter a visão de que sem eles nem mesmo se teria o produto ou serviço.


Para os funcionários, trabalhar em uma empresa com um ambiente acolhedor e motivador é muitas vezes mais importante que o próprio salário. Várias pesquisas comprovam que funcionários com salários maiores porém tristes dentro de sua empresa se vêem muito menos recompensados no final do mês.


Nesse caso, é ideal realizar a pesquisa com o espaço amostral de 100% dos funcionários. Os tópicos a serem tratados são sempre muito variados dependendo do nicho e tipo de serviço que operam. Porém, uma base muito substancial que não pode faltar nessa nesse estudo é a Pesquisa de Clima Organizacional, que consegue encontrar falhas entre áreas, descontentamento com o modelo hierárquico, entre muitos outros pontos.


Existem diversos outros tipos de pesquisa de mercado que podem ser realizadas, sendo assim, praticamente impossível citar neste artigo. O mais importante é ter noção do que se busca com a pesquisa, saber quem essa pesquisa tem que atingir, achar a forma mais eficiente para alcançar essas pessoas, e saber também qual o tamanho da pesquisa para que ela traga resultados confiáveis.



Conclusão


Entendemos como a pesquisa de mercado é importante para ter sempre a estratégia mais assertiva e mais atualizada para o mercado. Independente do estágio da sua empresa, sempre vai ser positivo para impulsionar seu negócio.


É legal também saber que nem sempre precisa ser você a iniciar a sua pesquisa de mercado, dependendo da sua necessidade, existem diversas empresas que conseguem poupar esse tempo para você.


Para mais informações que podem levar sua empresa para aquele nível que sempre sonhou, visite nosso site, temos diversas matérias e serviços que podem alavancar os resultados do seu negócio.


1,216 visualizações
Encontre a solução que você procura!

Venha fazer parte da nossa rede de e-mails!

 

Passe a receber um conteúdo exclusivo e que tem tudo a ver com você!
 

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

PROMAD Jr. - Consultoria e Projetos

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP