top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

O que são Gargalos de Produção e como solucioná-los

Atualizado: 4 de jul. de 2021

Em todas as empresas, em algum momento, a produtividade em seus ciclos tem uma queda, podendo ser leve ou mais perceptível, certo? Mas o que causa essa baixa?

Esses causadores são os gargalos da produção, pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção, ou seja, redutores do índice de produtividade.



Para melhorar o entendimento e facilitar a visualização do ambiente com que estamos lidando, um exemplo é a melhor opção. Então, imagine uma indústria de cadeiras que é capaz de montar 100 encostos por dia, mas só consegue montar 70 bancos com pés no mesmo intervalo. No final do dia apenas 70 cadeiras são montadas completamente. Identifica-se facilmente o gargalo da produção dessa empresa, mas qual solução deve ser tomada para que isso não prejudique ou ocasione custos desnecessários?


Muitas vezes é aí que surgem os problemas, pois encontrar o gargalo nem sempre é tão simples como neste exemplo. Mas mesmo que seja, a sua próxima etapa gera uma grande dúvida ao empresário, como solucionar os gargalos de uma produção? Existem muitas maneiras e muitas etapas em que se pode modificar diversos fatores, sendo eles operacionais, humanos, externos, instalações da empresa ou seus processos. Portanto, deve-se priorizar a solução que demande o menor tempo, o menor custo e que tenha o retorno mais rápido possível, sem que cause maiores perdas do que já foi causado.

O gargalo dentro de um processo produtivo pode ocorrer no decorrer de todas as suas etapas, situadas no início, meio ou fim da produção, mas cada um com sua consequência.


Gargalo no início da produção

Muito prejudicial, já que todas as etapas serão afetadas e trabalharão em velocidade menor do que poderiam, ou seja, sua fábrica inteira está rodando abaixo do nível de capacidade da maioria das máquinas. A vantagem é que o gargalo dita o ritmo de toda a produção e a tendência é não haver em excesso no processo.


Gargalo no fim da produção

Irá travar o escoamento da produção e gerar estoques de produtos em processo, resultando em perdas e dificuldades para gerenciar este material. A vantagem aqui é que o gargalo dificilmente irá estagnar o processo devido à falta de materiais.




Gargalo no meio da produção

Temos uma mistura das duas situações acima: as etapas antes do gargalo irão superproduzir para abastecer o processo, e as etapas depois do gargalo apresentarão uma produção mais lenta, pois receberão os materiais na velocidade em que o gargalo produz.


Será que sua empresa está com algum gargalo e precisa ser resolvido?? Nós da Promad Jr. estamos aqui para te ajudar. Marque um diagnóstico gratuito com a gente!!


Independentemente da posição do gargalo na produção, os passos para solucioná-lo se tornam muito parecidos, podendo variar em razão de exigências de intervenções mais técnicas ou de alto investimento. No entanto, há muitos pontos em comum pelo fato de que todos interferem no final da produção, que é a entrega do produto da empresa. Por isso, é fundamental ter conhecimento de todo o sistema para que a identificação e a análise do problema sejam mais fáceis.


Dessa forma, são identificados 4 passos para a resolução desses problemas, sendo eles:


1. Identificar as restrições e o gargalo de produção;

2. Explorar as restrições e o gargalo de produção ao máximo;

3. Subordinar os demais recursos ao gargalo de produção;

4. Aumentar a capacidade das restrições e do gargalo de produção.


Após a execução desses passos, se o problema não for resolvido pelo fato de o gargalo for modificado de etapa, os mesmos devem ser executados novamente para que o problema seja corrigido. Portanto, as empresas devem verificar a melhor maneira de identificar e resolver o problema, fazendo um acompanhamento minucioso de todo o processo, desde o início até o término da produção. Após encontrar o gargalo, é preciso implantar a solução o mais rápido possível.




A PROMAD Jr. tem condições de solucionar os problemas de gargalos de produção em diversas empresas, com custos reduzidos e garantindo resultados personalizados e eficazes em seu processo. Agende já uma um DIAGNÓSTICO GRATUITO com a gente!!

22.951 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page