• Raphael Ossamo

Importância e benefícios do planejamento estratégico

Atualizado: 4 de Jul de 2021

O mundo dos negócios vive em constante mudanças devido à fatores como o avanço tecnológico e a instabilidade política e econômica presente em nosso país. Tendo em vista que o mercado está sempre apresentando novidades, muitos investidores questionam a importância do planejamento estratégico pois, se tudo pode-se alterar a qualquer momento, surge uma dúvida, por que “gastar o tempo” planejando?

No entanto, uma empresa que realiza um bom planejamento possui um melhor entendimento sobre as mudanças nos ambientes internos e externos, identificando os problemas que podem surgir ao longo do caminho e as oportunidades de melhoria. Assim, essas empresas se tornam menos vulneráveis às movimentações do mercado.


Se você não sabe o que é Planejamento Estratégico, confira este artigo!

Desta maneira, o planejamento estratégico atua como um ponto inicial para todas as ações que uma empresa irá realizar para alcançar o seu futuro desejado. Essa ferramenta auxilia no direcionamento do negócio, a identificar uma visão comum, a promover objetivos estratégicos, elaborar ideias criativas e inovadoras, explorar as oportunidades, minimizar possíveis ameaças e planejar as ações futuras.

O planejamento proporciona os seguintes benefícios:

1- Favorece a comunicação

Com um bom planejamento estratégico a comunicação por parte dos funcionários da empresa se torna mais clara, pois todos irão possuir conhecimento sobre os objetivos e estratégias da instituição. Com isso, o engajamento por parte da equipe é melhorada e todas as camadas da empresa passam a seguir o mesmo objetivo.


2- Permite planejar os investimentos

Essa ferramenta auxilia as empresas a identificarem gargalos em seu processo e oportunidades de melhoria do mesmo, possibilitando a realização de um investimento assertivo.

Além disso, essa metodologia evita que sejam tomadas atitudes por impulso e, assim, o empresário não realize um investimento através de seu “feeling empresarial”. Logo, é possível realizar uma análise para verificar se o investimento é ou não viável e benéfico aos objetivos da empresa e, também, apontar se é o momento certo para realizar tais investimentos.


3- Protege contra as mudanças do mercado

Cada vez mais o dinamismo do mercado aumenta e as empresas necessitam de adaptações para se manter competitiva no mercado. Com o planejamento estratégico as empresas ficam menos suscetíveis às mudanças, uma vez que a ferramenta indica o caminho a ser seguido em uma série de situações diferentes, permitindo que a empresa continue liderando vendas mesmo com mudanças repentinas.

4- Melhora a tomada de decisão

Ao se basear em uma análise de dados e informações, a tomada de decisão é facilitada, deixando de ser abrangente e tornando-se mais ágil, assertiva e voltada, especificamente, para os objetivos da empresa.

5- Ajuda a empresa se fortalecer

O