top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Por que não saber de Marketing Estratégico coloca seus concorrentes na sua frente?

Atualizado: 14 de jul. de 2021

No passado, o marketing foi sempre associado com a comunicação e a cara da empresa. Porém, os tempos mudaram e após algumas décadas, esse conceito foi totalmente reformulado pelos estudiosos da área, como Philip Kotler, considerado por muitos, de Guru do Marketing.


Nos dias de hoje, o marketing moderno engloba toda a jornada de uma marca, serviço ou produto. Desde a forma que a apresentação é feita, até como o relacionamento com o público-alvo será realizado e é por isso que as disciplinas de Marketing e Administração nunca estiveram tão próximas e fruto dessa junção, encontramos o Marketing Estratégico.



Essa extensão do Marketing moderno, se trata de uma estratégia com foco no planejamento e estabelecimento de metas, aproveitando assim, as melhores oportunidades do mercado. Dessa forma, determinamos detalhadamente os próximos passos da sua empresa, definindo também alguns indicadores para ver se estamos positivos e desenvolvendo planos de correção ao longo desse período.


Ok, mas como posso aplicar esses conceitos na minha empresa hoje?


Etapas chave para desenvolver isso de forma eficiente

Análise de Mercado


Entender aonde a empresa está inserida. Isso pode ser feito com o levantamento e conhecimento dos seus concorrentes. Será que eles possuem uma fatia de mercado maior? E se sim, porque isso acontece? Outra questão é para quem vender? Você conhece seu público alvo e chama a atenção dele da melhor forma possível? A aplicação de questionários costuma ser uma forma eficiente de se fazer isso e finalmente construir sua persona, assim como buscar por dados secundários. O IBGE, disponibiliza dados relevantes gratuitamente, tanto da região, quanto a nível nacional. Geralmente notícias e artigos, também são boas fontes de pesquisa.

Análise SWOT


Essa ferramenta dá um panorama geral da empresa. Divide-se em 4 blocos, que são as forças que você possui e suas fraquezas (ambos, parâmetros internos), e suas oportunidades e ameaças (parâmetros externos que envolvem diretamente o mercado e seus concorrentes).

Estratégia do Marketing


Existem 3 estratégicas genéricas que você pode tomar para definir seu posicionamento no mercado:

  • Diferenciação: Escolher um benefício do seu produto ou serviço (pode ser uma das Forças, listadas no tópico anterior) que é valorizado pelo público, deixando-o diferente quando comparado ao dos concorrentes.

  • Foco: Definir o nicho de mercado, com uma concorrência menos acirrada talvez.

  • Liderança em custos: aproveitar-se de alguma vantagem produtiva de forma que o custo atual, seja reduzido.

Uma dica bem relevante quando falamos de estratégia é fazer o exercício de se imaginar daqui alguns anos. Aonde você vê sua empresa no curto, médio e longo prazo? Vou te ajudar, aprofundando esse ponto, no final da matéria.

Gestão dos Esforços


Agora que todos os itens anteriores foram desenrolados, precisamos fazer eles com o melhor desempenho possível. Segundo o Princípio de Pareto, 20% dos seus esforços, serão responsáveis por 80% dos seus resultados, então FOCO!


Uma forma de acompanhar é analisar suas ações através do uso de indicadores. Por exemplo, os volumes das minhas vendas diminuíram. Isso pode significar algumas coisas. Posso não estar atingindo meu público-alvo, ou meu concorrente tem um diferencial (o preço, por exemplo) competitivo em relação a mim, ou posso estar deixando alguma fraqueza minha, sobressair. Faça a reflexão constante sobre o negócio.


Bom, agora que você sabe os principais pontos, aqui vai algumas dicas para te ajudar colocar isso tudo em prática

Dica 1: Definindo as metas do seu negócio


Uma forma bem famosa para esse tópico é a metodologia SMART, que diz que sua meta deve ter 5 coisas básicas. Ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo definido. Aqui vai um exemplo: Vamos supor que você defina uma meta de: Aplicar de marketing estratégico na minha empresa. Isso parece meio vago, não? Por onde devo começar? E se mudarmos essa meta para: Aplicar 2 dos 4 tópicos vistos aqui, na minha empresa, até o final desse ano. Melhorou, né?

Dica 2: Tenha segurança de seu planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é preciso ter certeza que seu planejamento foi coerente e que faz sentido. Para tanto, é preciso verificar os principais pontos dele:

  • Identificação do público-alvo;

  • Definição da persona;

  • Análise do mercado;

  • Definição metas de curto, médio e longo prazo;

  • Definição das estratégias do marketing.

Mas e se eu aplicar todas essas etapas na minha empresa, quais serão os resultados?

Todos sabemos que não está nada fácil se destacar no mercado, nos dias de hoje. A competitividade vem sendo uma das maiores já vistas e os clientes, cada vez mais exigentes querendo os melhores produtos e serviços, pelo menor preço. Dessa forma, com um marketing estratégico bem definido, você é capaz de acompanhar as mudanças do mercado. Aqui vem alguns exemplos do porquê:

  • Ajuda aumentar a competitividade empresarial;

  • Fortalece o posicionamento e a reputação do seu negócio;

  • Aumento do volume das vendas;

  • Fidelização dos clientes atuais.


A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.




679 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page