top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Você sabe o que é Lean Six Sigma?

Atualizado: 6 de out. de 2021


O que é a metodologia Lean Six Sigma?


Antes de explicar de fato o que é o Lean Six Sigma, é importante ressaltar que são duas ferramentas distintas que se complementam, Lean Manufacturing e o Six Sigma. Apesar de ser muito utilizada nas empresas, é comum os profissionais ficarem com dúvida quanto a isso, mas vamos ao que interessa:


O que é Six Sigma?


A metodologia Six Sigma é utilizada como uma estratégia de negócio com o objetivo de reduzir a variabilidade do processo, consequentemente reduz os custos e aumenta os ganhos. É uma mudança organizacional alinhada com os funcionários em busca de zero defeito atrelada com a melhoria da qualidade para atingir excelência nos processos.


O foco dessa metodologia está ligada diretamente à satisfação do cliente, por isso atua na otimização de processos e na melhoria do ambiente organizacional para obter produtos e serviços mais padronizados e estáveis, dentro dos limites estipulados pelo cliente e pelo processo.


Uma das ferramentas utilizadas no Six Sigma é o DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar) e cada um desses passos deve ser executado na sequência até atingir a melhoria, caso ao final do ciclo o resultado desejado não seja alcançado, o ciclo deve ser reiniciado até que a melhoria seja atingida.




O que é o Lean Manufacturing?


A metodologia Lean Manufacturing ou manufatura enxuta, tem o objetivo de eliminar desperdícios nos processos ou atividades que não agregam valor ao produto ou serviço. A visão é que reduzindo os desperdícios e o tempo de execução (Lead Time), é possível aumentar a eficiência do processo, consequentemente reduzir os custos de operação.


Os desperdícios que a metodologia busca reduzir são: retrabalho, estoque, movimentação, espera, transporte, superprodução e super processamento.


Existem muitas ferramentas que podem ser aplicadas na metodologia Lean Manufacturing, como a 5s, Kaizen, Kanban, KPI 's, PDCA e outras disponíveis e consolidadas no mercado. Cada ferramenta ajuda a empresa em diferentes níveis e setores a aprimorar seus processos e agregar valor.


Não é nosso objetivo detalhar a metodologia, mas caso deseja saber um pouco mais sobre Lean Manufacturing acesse esse link.


Qual a relação entre o Lean Manufacturing e o Six Sigma:


Em suma, o Six Sigma atua na redução da variabilidade e controle da qualidade, enquanto o Lean Manufacturing busca reduzir desperdício e o tempo de execução dos processos. A junção das duas metodologias deu origem a um modelo de melhoria contínua de processos.



Quando melhoramos a qualidade, consequentemente melhoramos a produtividade, porém o inverso nem sempre é verdadeiro, por isso atrelar a redução de desperdícios com a diminuição da variabilidade é uma metodologia eficiente como estratégia de melhoria dos resultados. Essa junção permite um planejamento de ações integradas que otimiza e controla a produção, unindo o monitoramento do desvio padrão e do desperdício de um processo para economia de recursos.



Para implementar o Lean Six Sigma é preciso entender muito bem as duas metodologias e existem certificações para cada uma delas, que fornecem um conhecimento prático da ferramenta.



Atualmente a PROMAD Jr. tem equipes certificadas em Green Belt, focada na metodologia Six Sigma, permitindo a implementação da metodologia no planejamento estratégico, otimização de processos e mapeamento de processos. Entre em contato com nossa equipe para agendar um diagnóstico gratuito e tenha um diferencial de mercado!


1.694 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page