• PROMAD Jr.

Lean Manufacturing

O que é Lean Manufacturing? Diz respeito a uma filosofia de gestão que, junto a várias ferramentas, transformaram as cadeias produtivas do mundo inteiro. Na tradução, pode-se nomear como sistema enxuto de manufatura.


Surgiu por volta de 1950, um período pós Segunda Guerra Mundial, em que o Japão estava prejudicado e com crises políticas e econômicas. Afinal, são muitos desses momentos que são estudados e que saem as maiores revoluções.


Nesse caso não foi diferente e de lá que surgiu o novo sistema produtivo, na empresa automobilística Toyota, que até hoje é sinônimo de produção enxuta. O termo Lean Manufacturing veio depois, no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” de 1990.


Hoje, essa cultura e forma de trabalhar já foi muito estudada e associada a diversas ferramentas. Nesse texto, você vai encontrar os principais conceitos e ferramentas de forma simples, de modo que com esse conhecimento você possa melhorar seu negócio.



Produzir mais com menos recursos é algo que parece impossível à primeira vista, mas o Lean traz o conceito de uma produção enxuta e afim de acabar com desperdícios. Pensando nisso, eliminar tudo que não agrega valor, ao produto ou cliente, como processos e fluxos de informação, é de suma importância.


Para que isso fique claro, é de imprescindível traçar um fluxo de valor (fluxograma), de forma que o caminho, desde a chegada da matéria prima até a distribuição ao consumidor, fique bem detalhada. Pois, dessa forma, qualquer um consegue entender a trajetória de informações e materiais, sendo possível calcular os tempos de cada processo, além de que fica mais claro quais são ações que de fato tem importância e as que podem (e devem) ser removidas.


A fim de economizar tempo de produção e trabalho, esse fluxo de processos de valor deve ser contínuo, ou seja, com pouca ou nenhuma interrupção. A única exceção disso tudo, são as atividades incidentais que, apesar de não agregarem valor, são essenciais para auxiliar e manter o funcionamento desses processos mais importantes e, portanto, devem ser mantidas.


Em relação aos desperdícios, é muito comum ouvir falar dos 8 desperdícios. No geral, são obstáculos e custos, um dos maiores enfoques para diminuir da produção enxuta. Os quais serão listados abaixo:



Processamento Impróprio: A falta de padronização ou um caminho claro, pode trazer esse desperdício.

Defeitos e Retrabalho: Prevenir é melhor que remediar; uma dica é utilizar a ferramenta de Controle Estático de Processos (CEP) e outra que falaremos mais pra frente, a Jidoka.

Superprodução: Além dos custos de estoque, isso deixa o processo pouco flexível para diferentes demandas e pode diminuir a qualidade do produto final.

Movimentação: Evitar ao máximo deslocamentos desnecessários dos produtos, pode ajudar tanto no tempo, quanto com a segurança dos funcionários.

Conhecimento/Criatividade: Desperdiçar as ideias e a visão de qualquer funcionário, pode ser bem prejudicial, pois o intelectual e a experiência dos colaboradores fazem diferença.

Transporte: O deslocamento de produtos já é um custo que não agrega valor em si. Por isso, minimizá-lo faz muito sentido.

Estoque: O excesso de produtos finais atrapalha e gera custos a longo prazo.

Espera: Está certo que cada equipamento e operação tem seu próprio tempo. Mas esperar para dar seguimento às etapas podem ser prejudiciais ao tempo de produção.


Esses dois últimos desperdícios estão diretamente ligados ao Just In Time (Produção puxada) da Toyota. Naquele contexto de crise, os preços para manter estoque se tornou inviável para muitas empresas. Pensando nisso, produzir a partir do pedido dos clientes começou a fazer mais sentido e diminuir drasticamente os estoques, ligando a demanda diretamente com a produção. Se o tema Gerenciamento de Estoque é algo que te interessa, temos uma matéria exclusiva disso, clicando aqui.


Outro grande enfoque da cultura Lean é em relação ao aperfeiçoamento contínuo. Deixar os processos cada vez mais otimizados é um dos enfoques quando se investe em qualidade.

Nesse quesito, vale destacar 3 metodologias:


Ferramenta Jidoka trouxe a ideia de que os processos devem ser examinados durante a produção e não só no final, o que atualmente já se estendeu pro começo também. Grandes empresas entendem que o problema pode estar em diversas etapas. Dessa forma, a fim de verificar a qualidade dos produtos, empresas adotam diversos métodos para analisar a qualidade da chegada de matérias primas ou produtos. Além de que durante a produção tem pausas e verificações estratégicas.

Essas inspeções podem ser fundamentais para prevenção de falhas e retrabalhos na produção pois, dessa forma, a correção dos problemas não é tardia, evita grandes pausas e prejuízos, além de que garante uma qualidade final muito maior dos produtos finais.


Manutenção Produtiva Total (TPM): Quem trabalha com máquinas vê a constância e a produtividade de seu trabalho, algo que facilmente dá errado, com desencaixe ou desgaste de uma só peça. Para evitar essas pausas, o TPM vem como solução para evitar qualquer tipo de problema com manutenção, sendo ela imediata, reventiva ou corretiva, além de promover uma segurança maior aos operadores.


5S: É uma ferramenta que ajuda na organização empresarial no geral e promove um ambiente muito mais organizado, limpo e integrado. É uma das ferramentas mais conhecidas por nome, pela sua eficiência e constante melhora do negócio. Caso queira saber mais, como aplicá-la e entendê-la melhor, clique aqui.



Pra você que acompanhou esse conteúdo até o final, temos uma dica especial pra você:

A metodologia Lean trabalha com diversas ferramentas, métodos e práticas. Para que isso realmente faça diferença na sua empresa é ideal que sua implementação seja gradual, ou seja, sem tentar implementar tudo de uma só vez e necessita da consciência de toda a empresa, pois quando todos entendem os objetivos e os conceitos por trás da implementação, tudo fica mais fácil e colaborativo.


Quer aprender mais sobre o Lean Manufacturing? Inscreva-se para receber nossos emails ou faça um diagnóstico gratuito abaixo!

0 visualização
Encontre a solução que você procura!

Venha fazer parte da nossa rede de e-mails!

 

Passe a receber um conteúdo exclusivo e que tem tudo a ver com você!
 

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

PROMAD Jr. - Consultoria e Projetos

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP