• Ana Carolina Medeiros Nunes Contreiras

Os 5 tipos de certificado de Lean Six Sigma que você precisa ter

Antes de você descobrir os tipos de certificações e porque ter profissionais desse tipo trabalhando em sua produção, é interessante você entender o que é o Lean Six Sigma.


Vamos comentar bem rápido nesse texto, mas caso queira se aprofundar mais, temos um post em que se aprofunda mais. Leia o post: Você sabe o que é Lean Six Sigma?


Basicamente o Lean Six Sigma é uma metodologia que tem o intuito de melhorar o desempenho de uma empresa por eliminar desperdícios, reduzir etapas e processos desnecessários e reduzir a variação dos processos do negócio.


A metodologia Lean Six Sigma é a junção do Lean Manufacturing com o Six Sigma. Para que você possa se aprofundar ainda mais, nós temos um post aqui no blog que explica melhor o que é o Lean Manufacturing.

Agora que você já está dentro do assunto, nós podemos te mostrar os tipos de certificados que as vertentes do Lean Six Sigma oferecem. Vamos lá!


Quais os tipos de certificações do Lean Six Sigma?

White Belt


O White Belt ou Faixa Branca é o primeiro nível, podemos dizer. É oferecido os conhecimentos mais básicos que o profissional necessita saber.


Essa certificação não torna o profissional apto a coordenar um projeto da metodologia ainda, mas é imprescindível que todos os envolvidos saibam os fundamentos do Seis Sigma para realizarem ações rotineiras.

Yellow Belt


A Yellow Belt ou Faixa Amarela, engloba os conceitos básicos mais a linguagem Six Sigma e uma visão geral de DMAIC.


Essa certificação dá uma liberdade para os participantes participarem mais ativamente nos projetos, sendo indicada para os funcionários responsáveis pela etapa de coleta de dados.

Green Belt


O Green Belts ou Faixa Verde, já é um nível mais elevado na colocação, podendo ocupar posições de destaque no projeto, podendo liderar projetos de melhoria por meio da realização de análises estatísticas.

Além do conhecimento técnico, ele desenvolve capacidades como pensamento analítico, fazendo com que a empresa precise ter alguém de Green Belt no time. É indicado para empresas que desejam reduzir seus custos, otimizar processos e aumentar sua competitividade no mercado.