top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Você conhece as 5 Forças de Porter?

Criado em meados de 1970, pelo renomado professor da Harvard Business School, Michael Porter, as cinco forças de Porter trata-se de uma análise de ambiente competitivo, usado pelas empresas com o intuito de fazê-las alcançar melhores resultados.



Quais são as 5 forças de Porter?

1) Rivalidade entre os concorrentes


Em primeiro lugar, é necessário conhecer e entender as empresas que atuam no mesmo segmento do seu negócio. Por isso, é importante saber com exatidão quem são os concorrentes diretos da sua empresa e analisar suas estratégias de mercado, para que desse modo sua empresa consiga traçar o melhor plano, a fim de obter destaque no setor.


2) Ameaça de produtos substitutos


Por mais inovador que seu produto pareça, sempre haverá produtos e serviços similares ao seu. Desse modo, outro ponto importante é listar quais produtos e/ou serviços oferecem benefícios iguais ou semelhantes ao seu.



3) Ameaça de novos concorrentes


A entrada de novos concorrentes no mercado pode causar certa agitação e preocupação às empresas já atuantes no setor, visto que quase sempre essas novas empresas chegam com força, novidades e o desejo de ganhar participação de mercado. Por isso, é necessário sempre criar barreiras de entrada no setor de atuação de sua empresa. Patentes, diferenciação do produto, marcas fortes, contratos de exclusividade e economias de escala devem ser elaborados a fim de dificultar a chegada de novos concorrentes ao seu mercado.

4) Poder de negociação dos clientes


Em relação a essa força, a mesma está relacionada à capacidade de barganha do consumidor em relação a sua empresa. Quanto maior for o poder de barganha dos clientes, mais eles podem te pressionar a baixar o preço ou aumentar a qualidade do seu produto, isso faz com que os consumidores joguem os concorrentes uns contra os outros na disputa pelo mercado. Por isso, é interessante que sua empresa tenha um leque variado de clientes, para não depender de apenas poucos consumidores.

5) Poder de negociação dos fornecedores


O poder de negociação dos fornecedores determina o quanto a sua empresa depende dos fornecedores de matéria-prima e mercadorias. Fazer com que seu negócio dependa de poucos fornecedores te deixará dependente dos preços, prazos e níveis de qualidade que estes lhe oferecerem. Então, priorize não apenas conseguir ótimos fornecedores, como também tente não depender de somente alguns deles.



Por que aplicá-las em seu negócio?

As forças de Porter são de suma importância para as organizações, visto que proporcionam uma análise eficiente do setor de atuação da empresa, traçando um perfil sobre seus concorrentes, as tendências de mercado e os investimentos que devem ser realizados com o intuito de alcançar melhores resultados. Desse modo, o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como se destacar em seu setor de atuação.



Bom, agora que você já conhece as cinco forças de Porter, como também os benefícios da implementação de tal ferramenta. Basta utilizá-la na sua empresa, a fim de posicioná-la melhor no mercado atual.


A PROMAD JR possui especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!


8.872 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page