top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Como implementar indicadores de desempenho efetivos, para alcançar os objetivos da sua empresa?

Os indicadores de desempenho estão presentes no sistema de gestão nas empresas desde a década de 90, como uma ferramenta estratégica de alcance e precisão, contribuindo para análises de efetividade dos mais variados setores de uma empresa (fluxo de trabalho). Mas isso é de fato uma ferramenta útil e necessária? Não sabe? Vou te mostrar que os indicadores de desempenho são muito efetivos para alcançar seus objetivos.


O que é um indicador de desempenho?

São definidos por conjecturas que visam, analisar com maestria as performances da empresa num geral. Contabilizando dados, a fim de se elaborar um panorama geral acerca do progresso ao qual a instituição está destinada a alcançar. Os objetivos delimitados pelas empresas representam a condução do seu rumo, ou seja, os indicadores auxiliam para que este rumo sempre tenha tendência para o sucesso.


Como aplicar esta metodologia de gestão?

A sua aplicação depende de diversas variáveis, como a definição dos objetivos, para alinhar as expectativas, a seguir é necessário a elaboração de quais indicadores serão necessários para se garantir o desempenho esperado e após isso escolher uma estrutura de implementação, através de uma comunicação efetiva entre os membros da empresa e por fim realizar um hackeamento constante dos dados obtidos para que os resultados não fluam para um caminho inoportuno.


A aplicação desta metodologia de trabalho, segue os parâmetros que são delimitados pela sua divisão em 4 categorias:


1. Indicadores de produtividade

É caracterizado pelo termo produção/ produtividade, que significa capacidade de produzir, alinhado ao fator de entregas.


2. Indicadores de qualidade

Este indicador remete ao grau positivo ou negativo, em que o produto ou serviço está sendo submetido, analisando questões psicológicas interligadas ao desempenho das funções.


3. Indicadores de capacidade

É definido pelo seu rendimento máximo, ou seja, um indicador que analisa o processo produtivo no período (tempo), em que foi submetido.


4. Indicadores estratégicos

Esta categoria caracteriza os caminhos que devem ser traçados, em correlação aos que porventura não devem ser seguidos.



Qual a importância de se aplicar estes indicadores?

Os indicadores que também podem ser chamados de KPI’s, tem uma importância imensurável quando o assunto se trata de eficiência, contribuindo assim para o sucesso da empresa. Agindo como uma ferramenta de gestão, que mensura resultados e elabora soluções de maneira contínua.


Bom, agora você está por dentro do assunto, e já sabe dos principais benefícios desta metodologia de gestão, então só falta botar a mão na massa e implementá-los, para atingir seus objetivos! Agora utilizar indicadores parece ser uma ótima ideia para sua empresa, não é mesmo?



A PROMAD JR possui especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!


3.517 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page