top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Efeitos do home office na vida das pessoas: dores nas costas e dificuldades e gestão de tempo.

Uma coisa é fato: não importa se você tem 17/18 anos ou 80, se você trabalha ou estuda, nesse período de pandemia do Covid-19, e teve que exercer essas atividades de casa, com certeza você já reclamou de dor nas costas, por ficar sentado o dia todo, e de falta de tempo, por não conseguir dividir seu espaço de lazer e compromissos. Grande parte das pessoas se sentem sobrecarregadas.


Mas não se preocupe com isso, afinal você não está sozinho nessa, de acordo com a Folha de São Paulo, no artigo “Queixa de dor nas costas aumentou na pandemia, dizem médicos; saiba as causas”, não há estatísticas concretas sobre esse aumento, mas médicos especialistas dizem que o volume da queixa sem dúvidas aumentou muito nos consultórios, além da busca por palavras relacionadas a essa condição terem crescido grandemente nas procuras online. Com a sociedade tendo que se adaptar a esse modelo, no início, nem as empresas/escolas/faculdades nem os profissionais e alunos sabiam como lidar com essa situação, afinal no início todos acreditavam que seriam 15 dias, ou um mês, até que se percebeu que seria uma fase mais longa do que esperado.

Outra questão está relacionada com problemas levantados pela sociedade num geral com a pandemia é com a gestão de tempo, e consequentemente, com a saúde mental das pessoas nesse período. Todos que têm acesso à informação já ouviram falar em algum momento sobre saúde mental, pauta tão levantada nesse momento, e não a toa. Com uma pandemia mundial, pessoas perdendo o contato físico com pessoas do convívio, a dúvida e o medo dos dias que estavam por vir, mais a dificuldade de se organizar em um novo ambiente profissional: suas casas, não tinha como não se abalar.



Bom, imagino que se você chegou até aqui é porque se identificou com esses tópicos, e graças ao tempo e pesquisas de profissionais da área, podemos dizer que existem algumas formas de melhorar ou minimizar esses impactos que com certeza melhoraram sua qualidade de vida e sua produtividade.


Falando primeiramente sobre as dores no corpo, mais especificamente nesse caso nas costas, a ergonomia pode ser sua maior aliada. Em relação à mente, existem algumas atividades que aliada com bons hábitos vão mudar sua realidade.

Com isso, seguem dicas para melhorar sua postura e mente no trabalho remoto, que podem ser levadas pra vida:

  • Invista seu tempo em atividades físicas: não tinha como esse não ser o primeiro tópico. Atividade física fortalece seus músculos, melhora sua disposição além de ser um ótimo aliado a sua saúde mental.

  • Separe um ambiente específico para os seu momento de trabalho e estudos: um grande problema do modelo remoto foi que o mesmo despertou nas pessoas a sensação de que o ambiente de lazer e família se tornou o mesmo do profissional, por isso, é de suma importância que haja divisão entre os ambientes. Criar um espaço para você focar no que precisa, com utensílios que te remetem aos seus objetivos é uma ótima estratégia.

  • Mantenha o ambiente organizado: essa tarefa talvez seja um pouco mais complicada por exigir uma organização maior, mas é de extrema importância. Organize seu local, pois um ambiente limpo e com as coisas no lugar faz com que seu rendimento aumente.

  • Tenha horários: definir horários para trabalhar, se alimentar e realizar atividades domésticas é ideal. Não caia na tentação de estender uma roupa, por exemplo, no meio do expediente. Além de te atrasar e acumular serviço, isso faz com que você perca o foco. Separe momentos para pausas, alimentação, família, obrigações, assim seu corpo e sua mente entenderão melhor esse novo estilo de vida e você se sentirá melhor.

  • Invista em um ambiente ergonômico: ter bons materiais se serviço é essencial. Tenha cadeira confortável, mesa, procure não trabalhar na cama ou no sofá.

  • Procure criar laços com seu time: manter um bom contato com aqueles que estão na mesma situação que você facilita. Mantenha um bom convívio com seus colegas de trabalho.


As dicas citadas acima são algumas das inúmeras pequenas mudanças no seu dia que resultam em um aumento da produtividade a longo prazo. Não se cobre tanto, mas não se deixe entrar na zona de conforto. De forma leve e produtiva o seu desenvolvimento profissional com certeza vai longe.



Você ocupa um cargo de liderança e ficou interessado em saber como desenvolver o seu time para que todos estejam alinhados e sua empresa consiga ter um time produtivo que busca seguir os passos acima para um crescimento comum?



Entre em contato conosco e, de forma gratuita, entenda quais pontos sua empresa precisa melhorar através de um diagnóstico para um ambiente de trabalho mais harmônico. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!


1.401 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page