top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

O que é um Plano de Ação e qual é a sua importância

Atualizado: 6 de out. de 2021



Você sabe o que é um plano de ação?


Inicialmente, antes de citar a importância de um plano de ação é necessário que o mesmo seja definido, para assim ser apresentada a sua importância. O plano de ação consiste em um plano onde se organiza os seus objetivos com clareza e de forma sucinta, com as etapas que são necessárias para sua concretização, abordando diversos recursos, como o físico, monetário, humano dentre outros. Além disto, um plano de ação inclui as datas de início e fim de cada atividade, juntamente com os responsáveis por cada área; além disso, nesta etapa são estabelecidos os indicadores para avaliação posterior do projeto.


Elaboração e montagem


Visto o que é um plano de ação, com o objetivo de elaborar um plano desses, é preciso definir onde se deseja chegar, materializando os caminhos para que aconteça, reunindo todas as informações possíveis para que o projeto esteja organizado da forma mais eficiente. Após a preparação, vem a etapa do planejamento, onde é definida as atividades e os recursos a serem utilizados (juntamente com o orçamento), com a elaboração de um cronograma para transmitir todos estes pensamentos a um meio físico.


Partindo para a execução do projeto, nesta etapa é onde as ideias, caminhos e métodos são colocados em prática, juntamente com a atribuição de responsabilidades para cada segmento/atividade. Juntamente com a execução vem o monitoramento das etapas, pois nesta fase de execução que ocorrem os problemas, e portanto deve-se monitorar para que o mesmo seja erradicado logo inicialmente, para que não ocorram atrasos no cronograma.


Está gostando do texto? Vale a pena dar uma olhada no nosso post de Planejamento estratégico também.


Por último vem a etapa de encerramento do processo, onde ocorre a transcrição dos processos para um documento, concretizando as ações que foram feitas, com o intuito de comparar se fora tudo cumprido no prazo estipulado. Esta abordagem também pode ser explicada como o processo PDCA, com pequenas modificações em algumas de suas etapas.



Já com relação a montagem, na fase inicial e de planejamento, é importante utilizar metodologias que busquem os verdadeiros motivos e convicções para a realização desse plano, sendo uma alternativa a utilização do 5W2H, aonde no mesmo se divide com o que será feito, o porque e onde será feito a ação, juntamente com o tempo e quem será o responsável, como e quanto custará, por fim, podem ser etapas a agregar na hora da elaboração de um plano de ação.


Você conhece a metodologia 5´s? No post O que é o Programa 5'S, qual é sua importância e como aplicar


E qual a sua importância?


Vista todas as etapas e o que é um plano de ação, a importância do mesmo se faz necessária pelo fato de que sem ela, vários problemas de cronograma ou mesmo de processos podem ocorrer e travar o sistema, que geram custos que não seriam necessários se tivesse feito uma análise inicial bem planejada.



A Promad Jr. oferece ajuda ao seu negócio para a montagem e execução de um plano de ação de forma otimizar a sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para agendar um diagnóstico gratuito e tenha um diferencial de mercado!


5.747 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page