KPI ou Key Performance Indicator significa em português Indicador-Chave de Performance é uma ferramenta que tem a função de medir o desempenho de uma empresa, um site, uma equipe e até de uma pessoa. São responsáveis por dar o auxílio necessário para a melhor tomada de decisão.
Os resultados são representados por números ou por porcentagens, e cabe à empresa entender quais são os KPIs adequados para cada atividade. Para entender melhor podemos citar um exemplo, representações por número seria a quantidade de pessoas que acessaram o site da instituição. Já para o KPI em porcentagem seria o aumento em x% de visitas no site em um período.
Entretanto, KPI é diferente de métricas, a primeira é uma técnica utilizada para alcançar as metas desejadas, enquanto métricas auxiliam a entender um cenário com o uso de uma base de dados já determinados, apesar de serem diferentes as métricas podem se tornar KPI.
Para ter projetos bem sucedidos o KPI é um método muito importante, pois este possibilita ter uma visão crítica e detalhada do negócio, assim acertando no planejamento estratégico, além de diminuir as chances de ocorrer erros durante a execução e aumentando a produtividade.
Tipos de KPI
Primários
São chamados de primários porque são os tipos de KPI principais para saber se as estratégias adotadas estão ajudando a empresa a obter sucesso. Alguns dos indicadores são:
Tráfego;
Leads;
Conversão;
Custo por cada lead;
Receita de compra;
Receita total.
Saiba Como implementar indicadores de desempenho efetivos, para alcançar os objetivos da sua empresa?
Secundário
Estes são os indicadores um pouco mais detalhados e precisam reforçar os KPIs primários, são neles que é necessário explicar o porquê de cada indicador, ou seja, o KPI secundário precisa justificar o KPI primário e mostrar como os resultados são atingidos. Abaixo está listado exemplos de indicadores secundários:
Assinantes do blog;
Origem do tráfego (orgânico, pago, e-mail, redes sociais);
Visitas recorrentes no blog;
Custo por lead nos estágios do funil de vendas;
Preço por transações;
Custo por visitante.
Práticos
Por último, estes servem para explicar os resultados apontados nos outros dois tipos de KPIs. São os indicadores que entram um pouco mais no detalhe para ajudar a justificar os KPIs primários e secundários.
Número de visualizações de posts em redes sociais;
Quantidade de pessoas que foram impactadas por uma publicação;
Palavras-chaves que foram mais eficazes;
Produtos mais procurados.
Como aplicar em seu negócio
Para escolher o melhor KPI para o seu negócio é melhor determinar o seu objetivo central primeiro e depois pensar em quais informações você precisa analisar para assim tomar uma decisão.
Vale ressaltar que para escolher um KPI ele tem que estar disponível para que possa ser mensurado e analisado corretamente. Também tem que ter relevância para o seu negócio, por exemplo, se a sua empresa está aumentando as vendas, este tem que te mostrar que o seu negócio está crescendo.
Outro ponto importante é que o KPI tem que ajudar em escolhas inteligentes, afinal não adianta ter várias informações se não souber como utilizá-las, portanto o seu indicador-chave de performance primário precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes. Por fim, escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente, pois é uma ferramenta que sempre te auxilia se as tomadas de decisões estão trazendo lucro ao seu projeto ou não.
A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.
Comments