top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

O que é Fit Cultural e qual a vantagem para a empresa?

Nos dias atuais, não basta os candidatos apresentarem os conhecimentos e habilidades. É também crucial que tenham valores iguais ou próximos aos compartilhados pela empresa. Toda instituição é formada, entre outras coisas, por um conjunto de valores, ideais, crenças, hábitos e costumes estabelecidos. A chamada cultura organizacional é o contexto em que os profissionais estão inseridos e ao qual eles precisam se adaptar.



O fit cultural, nada mais é do que o encaixe perfeito dos seus valores com os valores disseminados dentro da empresa. Esse match do candidato com a cultura organizacional da empresa é extremamente importante porque é justamente essa afinidade que irá definir o caminho ao sucesso, tendo assim, um potencial para crescer juntos.


Do ponto de vista da empresa, a importância do fit cultural está relacionado, principalmente, ao engajamento, rendimento e a harmonia do ambiente de trabalho. Isto porque, se o candidato estiver desalinhado com os ideias da empresa, o mesmo ficará frustrado dedicando seu tempo e esforço para atividades em que não acredita, e o trabalho acaba se tornando um fardo sobre os seus ombros, desencadeando um desgaste mútuo.



As vantagens do Fit Cultural


Quando falamos de fit cultural, nos referimos também a uma maior assertividade na seleção dos candidatos. Isso quer dizer que, o candidato que se identifica com a ideologia organizacional irá permanecer muito mais tempo na empresa. Essa retenção de talentos pode reduzir os custos que a empresa teria com a rotatividade das pessoas, por exemplo.


Outro fator é a sinergia no trabalho, a sensação de pertencimento. É nítido o fato de que quando contratado corretamente, há maiores chances de formar uma equipe de alto desempenho juntamente com outros talentos, capaz de trazer resultados fora da curva para a empresa já que a sensação de pertencimento contribui para a motivação e engajamento dos profissionais.



Como podemos ver, o fit cultural é de extrema importância nos processos de recrutamento. A implementação dele, nos proporciona uma assertividade maior na seleção dos candidatos, aumentando as chances de retenção de talento e elevando a sinergia no trabalho.


Tem vontade de saber mais sobre como um bom planejamento estratégico pode contribuir com a construção de um bom fit cultural na sua empresa? Agende um diagnóstico GRATUITO conosco, e garanta um ambiente de trabalho harmônico, comunicativo e inclusivo.

951 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page