• Ana Carolina Medeiros Nunes Contreiras

O que é a Diversidade e sua importância no âmbito empresarial.

Atualizado: 10 de Jun de 2021

O tema diversidade vem sendo cada dia mais falado nas empresas. Companhias renomadas abrangem cada vez mais o tema com um intuito: estar conectada com seus potenciais clientes, fornecedores e funcionários. É claro que existem aqueles que não entendem a relevância desse tema na atualidade, mas o que é unanimidade é o fato de que: empresas que abordam esses temas têm exponencial crescimento, atingindo um público maior e mais atual. Tem interesse em se aprofundar no tema e entender mais sobre o que é, como aplicar, diferenças entre outros conteúdos específicos? Então lê até o final!


Você sabe o que é diversidade?


Diversidade é assumir que as pessoas são diversas. Nós estamos reconhecendo e respeitando essa perspectiva que representa a nossa sociedade. O conhecimento evolui a partir das perspectivas diferentes e pensar em diversidade não é apenas pensar em respeitar opiniões diversas, mas é também pensar no nosso próprio processo de construção, inovação e produtividade.



Tipos de diversidade:


Dentro de uma empresa possuímos diversos tipos de diferenças entre as pessoas, mas infelizmente algumas ainda são minoria dentro do escritório.


Temos a discriminação de cor de pele que segundo o infográfico da Estácio, onde só 4,7% dos funcionários das empresas são pretos ou pardos e se for mulher preta, essa porcentagem cai para 0,4%.


Temos a discriminação de gênero que segundo a mesma pesquisa, indica que somente 13% das lideranças são por mulheres.


Existe também muito preconceito com o grupo PCD, sendo apenas ⅓ de todas empresas que contratam pessoas com deficiência, totalizando 3,39% na estimativa.

E também existe a discriminação LGBTQI+, em que 41% dos gays afirmaram terem sofrido algum tipo de discriminação pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, segundo o estudo da Outnow.



Por que é importante ser uma empresa diversa?


É significante pois quando a gente se sente pertencente e respeitado por quem somos, o ambiente em que estamos se torna acolhedor para que possamos nos engajar em atividades e consequentemente aumentando o nível de produtividade da empresa.


Você concorda que quando não nos sentimos bem em algum lugar, acabamos nós nos fechamos e não mostramos o nosso melhor lado. E é exatamente isso que acontece com alguém que sente medo de comentar sobre sua sexualidade, de ser menosprezado pela sua cor de pele ou zoado pelo seu sotaque ou deficiência.