O tema diversidade vem sendo cada dia mais falado nas empresas. Companhias renomadas abrangem cada vez mais o tema com um intuito: estar conectada com seus potenciais clientes, fornecedores e funcionários. É claro que existem aqueles que não entendem a relevância desse tema na atualidade, mas o que é unanimidade é o fato de que: empresas que abordam esses temas têm exponencial crescimento, atingindo um público maior e mais atual. Tem interesse em se aprofundar no tema e entender mais sobre o que é, como aplicar, diferenças entre outros conteúdos específicos? Então lê até o final!
Você sabe o que é diversidade?
Diversidade é assumir que as pessoas são diversas. Nós estamos reconhecendo e respeitando essa perspectiva que representa a nossa sociedade. O conhecimento evolui a partir das perspectivas diferentes e pensar em diversidade não é apenas pensar em respeitar opiniões diversas, mas é também pensar no nosso próprio processo de construção, inovação e produtividade.
Tipos de diversidade:
Dentro de uma empresa possuímos diversos tipos de diferenças entre as pessoas, mas infelizmente algumas ainda são minoria dentro do escritório.
Temos a discriminação de cor de pele que segundo o infográfico da Estácio, onde só 4,7% dos funcionários das empresas são pretos ou pardos e se for mulher preta, essa porcentagem cai para 0,4%.
Temos a discriminação de gênero que segundo a mesma pesquisa, indica que somente 13% das lideranças são por mulheres.
Existe também muito preconceito com o grupo PCD, sendo apenas ⅓ de todas empresas que contratam pessoas com deficiência, totalizando 3,39% na estimativa.
E também existe a discriminação LGBTQI+, em que 41% dos gays afirmaram terem sofrido algum tipo de discriminação pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, segundo o estudo da Outnow.
Por que é importante ser uma empresa diversa?
É significante pois quando a gente se sente pertencente e respeitado por quem somos, o ambiente em que estamos se torna acolhedor para que possamos nos engajar em atividades e consequentemente aumentando o nível de produtividade da empresa.
Você concorda que quando não nos sentimos bem em algum lugar, acabamos nós nos fechamos e não mostramos o nosso melhor lado. E é exatamente isso que acontece com alguém que sente medo de comentar sobre sua sexualidade, de ser menosprezado pela sua cor de pele ou zoado pelo seu sotaque ou deficiência.
A pluralidade é importante para que a organização possa garantir equipes aptas para oferecer diversas possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos e pontos de vista.
Os benefícios são:
Anteriormente o ambiente de trabalho era relacionado a um ambiente que é separado da sociedade, onde as questões pessoais e individuais não deveriam acontecer ou serem comentadas. Essa tentativa foi por muito tempo um jeito de silenciar e oprimir cada vez mais a diversidade.
Um ambiente de trabalho saudável torna possível a troca de experiências entre pessoas com perfis diferentes, desse modo, o ambiente organizacional torna-se motivador e capaz de transformar o negócio, gerando mais valor para os produtos e serviços da empresa.
Pesquisas indicam que empresas com pessoas LGBTQ+ em cargos de alto escalão aumentam a sua performance em 61% em comparação a empresas sem profissionais de diferentes orientações sexuais.
Outro estudo da consultoria McKinsey mostra que aquelas que possuem o maior número de profissionais com o maior número de diferenças dentro do quadro geral de funcionários são capazes de entregar um desempenho até 35% maior que a média da indústria como um todo.
Tem vontade de saber mais sobre como um bom planejamento estratégico pode contribuir com o quesito de diversidade e inclusão na sua empresa? Agende um diagnóstico GRATUITO conosco, e garanta um ambiente de trabalho harmônico, comunicativo e inclusivo.
Comments