• Stela Dantas da Silva

Alta rotatividade nas empresas: entenda esse grande problema e conheça 5 dicas de como resolvê-lo

Já parou pra pensar que em empresas de sucesso, os colaboradores sentem interesse em construir uma carreira na mesma, dessa forma, se esforçando para dar sempre o melhor de si pela companhia, conhecendo cada vez mais sobre os valores e sobre o perfil da empresa, crescendo significativamente como profissional e desenvolvendo a companhia?

Com esse fato em mente, é possível partir do princípio de que a alta rotatividade de membros é uma grande inimiga das empresas. Algumas utilizam a estratégia de rotacionar seus funcionários com visão de economizar com salários, porém não é uma estratégia inteligente, visto que funcionários com mais tempo são mais confiáveis, com mais conhecimento da empresa e com mais oportunidades de desenvolvimento. Além disso, a alta rotatividade de membros resulta em gastos diretos, levando em conta que desligamentos, processos seletivos, contratações, todo esse processo demanda esforço, tempo e dinheiro. Têm-se também a questão do período de adaptação do novo funcionário, que com um mais antigo não ocorre. Por último, um time com mudança frequente de colaboradores, perde sua identidade, além de não ser um cenário favorável para o clima organizacional.


Agora que já sabe-se a importância de pensar nos funcionários a longo prazo na empresa, surgem inúmeros questionamentos a respeito de como realizar essa prática.

O primeiro ponto é antes mesmo do funcionário ser contratado, ou até, antes do mesmo entrar em contato com a empresa, na etapa de construção do processo seletivo. É crucial entender o perfil dos contratados, e idealizar antes mesmo do início do processo, como seria uma pessoa ideal a longo prazo para a sua vaga e para a sua empresa. Levantar informações sobre o perfil do potencial empregado em tomadas de decisão na sua vida pessoal pode ser um parâmetro para entender como proceder.


Outro ponto é a recepção desse novo funcionário. Qual cultura é passada para ele? Se tem o costume de ressaltar que o perfil da empresa é de desenvolvimento profissional de seus colaboradores? Esse início de contato é crucial. Algo extremamente relevante também é a forma que a empresa trata seus funcionários, como por exemplo oportunidades de cursos, desenvolvimento interpessoal, bom relacionamento entre colaboradores, cuidado com seus funcionários, salário justo, preocupação com a integridade física e mental de todos, entre outros. Todos esses pontos farão com que de forma orgânica, haja desejo de se manter na sua empresa.


A seguir, 5 dicas infalíveis de como garantir funcionários engajados e responsáveis a longo prazo na sua empresa:


1. Tenha um processo seletivo de qualidade

Como já citado anteriormente, um processo seletivo de qualidade é um divisor de águas para o futuro da sua empresa. Sem dúvidas, vale investir mais tempo, esforço e dinheiro para garantir a qualidade. Se trata de investimento, não de gasto. Aqui você pode ler mais sobre um processo seletivo de qualidade.


2. Capacite seus funcionários

Já foi falado mas é importante reforçar: funcionários capacitados são funcionários que se sentem parte de um todo. Invista no futuro dos mesmos, para que seja uma via de mão dupla: eles adquirem mais conhecimentos para sua vida profissional, e a empresa conta com membros qualificados a longo prazo.


3. Ofereça benefícios além dos tradicionais

Yoga, última sexta-feira do mês de folga, presentes “mimos” para datas específicas como dia das mulheres, dia das crianças para os filhos dos funcionários entre outros, são formas de tratá-los como seres humanos além de mão de obra. Essas práticas criarão, com certeza, um vínculo além do empregatício entre empresa - funcionário, fazendo com que o mesmo se fidelize e trabalhe com vontade e compromisso.


4. Converse com sua equipe

Não há melhor forma de entender os pontos fortes e fracos da sua empresa do que através de cada um que compõem a mesma. Feedbacks, conversas mais individuais, 1:1 com diretores, todas essas atitudes fazem com que seja possível ter um panorama geral da situação para melhorar a cada dia, o que resulta em colaboradores mais satisfeitos e fidelizados.


5. Mensure resultados

Uma prática mais técnica e de suma importância. Dificilmente uma pessoa vai querer trabalhar para o resto da vida em um local que não cresce, não é referência, não entrega resultados. Acompanhar e mensurar sempre os resultados é uma das principais formas indiretas de fidelizar os funcionários. Um ambiente de sucesso e desafiador faz com que seja vestida a camisa, e que fomenta em todos a vontade de fazer parte do desenvolvimento rumo ao sucesso!


Levando em consideração tudo que foi apresentado, é de suma importância lembrar que não existe uma receita de bolo para reduzir a alta rotatividade, mas que com certeza existem vários caminhos que se aplicados a longo prazo, irão, além de manter um time constante e alinhado, reduzir custos.


Foram apresentados alguns passos, que vão muito além do quesito rotatividade. Tem vontade de desenvolver mais sua empresa e entender seus pontos fortes para explorá-los e seus pontos fracos para melhorá-los? Agende um diagnóstico GRATUITO com foco em melhoria de processos gerais! A PROMAD Jr está aqui para te ajudar no parâmetro geral da sua empresa!


186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

Ativo 44Promad final.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP