• José Vitor Lopes de Oliveira Reichert

Como ter uma loja de roupas bem sucedida mesmo com tantas concorrentes no mercado

Atualizado: 10 de Jun de 2021

Em um cenário de ampla concorrência e grande disputa por clientes, como fazer com que sua loja de roupas possa ser bem sucedida e se destaque em relação às suas concorrentes? Pensando em te ajudar a enfrentar este desafio, preparamos este post para lhe apresentar algumas estratégias e responder a esta pergunta.


No Brasil o segmento de vestuário é um dos que têm demonstrado maior crescimento nos últimos anos, e apesar de enfrentar um 2020 de queda, é esperado que seu crescimento seja retomado a partir de 2021 com o reaquecimento do comércio. Diante deste cenário e para não ficar atrás da concorrência é necessário aprender formas de se destacar neste segmento.



Vejamos então algumas estratégias para se destacar e obter destaque com sua loja de roupas:

Estruture seu Planejamento estratégico


Ter um planejamento estratégico bem estruturado e objetivo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, afinal é esse o instrumento que dará toda a base necessária para sustentar as ações que você vai promover ao longo do tempo, nele é estudada a situação atual da empresa, projeta-se o futuro e se traçam estratégias para alcançar metas e objetivos. Portanto possuir um planejamento estratégico em que seja possível definir as características de sua loja e ter uma visão ampla de seu negócio é um passo essencial para o sucesso. Uma ferramenta que pode te auxiliar a organizar suas ideias para fazer seu planejamento é a matriz SWOT, amplamente utilizada para que sejam definidas estratégias de um negócio

Trabalhe o marketing de sua loja


Levando em conta o cenário atual, que demonstra alta competitividade e clientes exigentes, a atuação do marketing é de grande importância. Indo além de ser um meio de propagandas, ele é importante para gerar valor a empresa e melhorar seus resultados. É por meio do marketing que podemos definir ações para gerar vendas e leads para sua loja, ele também é responsável por criar ações para melhorar a imagem da empresa e a satisfação de seus clientes. Quando bem realizado pode ser responsável por fortalecer a marca, atrair clientes, auxiliar no crescimento de seu negócio e ajudar a sair na frente dos concorrentes. Sendo assim, investir em seu marketing é fundamental para alavancar suas vendas.


Seja ativo nas redes sociais


Possuir conteúdo nas redes sociais pode ser uma ótima tática para atrair potenciais clientes e realizar campanhas publicitárias, afinal, quem não é visto não é lembrado, nesse sentido as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa de venda, desde que você saiba usá-las de maneira adequada. Para que isso seja possível é necessário conhecer e saber atingir seu público alvo, realizar propagandas publicitárias nestes meios e criar conteúdos acerca de moda e que sejam relevantes ao seu consumidor são estratégias interessantes para marcar presença online, conseguir engajamento, atrair clientes e criar autoridade para o seu negócio.

Conheça seus clientes


Para o sucesso da sua loja é essencial conhecer seu cliente e estudar seu perfil, saber quais são suas necessidades e dores, além de outras variáveis como sua faixa etária, seu comportamento e costumes. Ter esse tipo de conhecimento é importante para que se possa levar o produto certo para a pessoa certa, e torna mais fácil a missão de entregar um produto ao mercado de acordo com a sua demanda. Quanto maior o s