Geralmente as empresas e negócios priorizam demandas de maior urgência, como resolver pendências financeiras ou até mesmo buscar fechar o mês positivo. Mas para quem almeja o sucesso é necessário ter em mente que a única forma de atingi-lo é com planejamento: objetivos, metas, valores, decisões difíceis, prazos.
No caso de uma empresa, em um cenário cada vez mais competitivo, é necessário adaptar e atualizar a maneira de gerar resultados ao mercado em que está inserida. Quando a empresa atinge a maturidade de pensar no futuro, se faz necessário a criar um planejamento estratégico.
Ao contrário do que muitos pensam, fazer um bom planejamento exige passos simples e que podem ser feitos para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo.
Afinal, aceitar qualquer caminho sem estrutura, sem cultura organizacional, sem regras e valores raramente dará certo em uma empresa. Mas para que haja um planejamento, é preciso definir claramente os objetivos futuros.
O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise, inovação e decisão.
Este tipo de planejamento pode ser feito para diferentes horizontes de tempo da empresa, desde períodos de três a cinco anos até em planejamentos mensais com objetivos mais próximos. Tudo irá depender dos objetivos estabelecidos antes de começar o desenvolvimento do planejamento estratégico.
O planejamento estratégico acontece somente quando se definem essas questões:
1- Onde está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
2- Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
3- Como pretende chegar? Quais recursos precisa e ações imagina para alcançar as metas traçadas?
Alguns outros apontamentos que podem auxiliar na análise incluem:
1. A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
2. A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
3. Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
4. A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
5. Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.
Não precisa mais se perguntar o que é planejamento organizacional estratégico. Se você conseguir reunir as respostas para essas perguntas, estará pronto para organizar projetos e estabelecer as prioridades da empresa.
É esta ajuda que a PROMAD Jr. oferece. Nosso principal intuito com este blog é desenvolver a região instigando e incentivando os gestores a tomarem as decisões corretas para o sucesso. Dessa forma, se ainda possuir dúvidas entre em contato conosco pelo box abaixo e faça um diagnóstico gratuito de sua empresa.