top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Para quais empresas o planejamento estratégico é útil e como aplicá-lo

Atualizado: 27 de ago. de 2021


Já foi visto o que é planejamento estratégico e sua importância e benefícios, mas você sabe se ele será útil para sua empresa? O planejamento estratégico pode e deve ser feito em todo tipo de negócio, desde uma micro empresa até uma multinacional, a fim de garantir a eficiência da mesma.


Se alguma das seguintes afirmações fazem parte da realidade do seu negócio, ele precisa de um planejamento estratégico urgentemente.

  1. Não possuir uma metodologia de funcionamento;

  2. Não possuir conhecimento ou clareza dos objetivos;

  3. Não saber qual caminho seguir para atingi-los;

  4. Não conseguir alcançar a concorrência ou converter seus leads;

  5. Falta de inovações;

  6. Funcionários desengajados;

  7. Cultura e estratégia desalinhadas;

  8. Falta de liderança;

  9. Falta de identidade (missão, visão e valores).

Portanto, toda empresa precisa de um plano de ação somado a uma análise micro e macro sobre o ambiente em que está inserida, além de metas que irão ditar os futuros passos da instituição, possibilitando, assim, um aperfeiçoamento contínuo da mesma.

Este plano de ação diz respeito à execução de estratégias que pode ser facilitado pela ferramenta 5W2H:

  • What: o que fazer?

  • Why: por que fazer?

  • Where: onde fazer?

  • When: quando fazer?

  • Who: quem vai fazer?

  • How: como fazer?

  • How much: quanto custa fazer?



Já em relação às análises e definição de metas, tem-se quatro métodos para realizá-las


1. Análise SWOT

É uma ferramenta de análise estratégica sobre a própria empresa e o mercado a que está submetida, e indica Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) da corporação, onde as forças e fraquezas se referem ao interno da entidade e as oportunidades e ameaças ao ambiente externo.

2. Análise PESTEL

Esta análise é focada em 6 fatores externos que podem impactar as atividades da empresa: políticos (como o Estado pode intervir na economia da empresa), econômicos (juros, inflação, taxa de câmbio), sociais (distribuição de renda, dados demográficos), ecológicos (uso sustentável de recursos naturais feitos pela empresa) e legais (leis trabalhistas, direito do consumidor).

3. Metas SMART

Esta ferramenta auxilia de forma precisa, direta e objetiva no estabelecimento de metas para sua empresa, sem deixar espaço para suposições e dúvidas. Sendo assim, a técnica SMART indica uma meta Specific (específica), possível de ser Measurable (mensurável) e Achievable (alcançável), Relevant (relevante) para a empresa e com um Time (tempo) e prazo determinado.

4. Key Performance Indicator (KPI)

Os KPIs são indicadores chaves que mensuram o desempenho dos processos da empresa, facilitando um direcionamento de recursos e esforços de maneira assertiva. Esses indicadores são:

  • Taxa de conversão;

  • Custo de aquisição de cliente (CAC);

  • Retorno sobre Investimento (ROI);

  • Valor do tempo de vida do cliente;

  • Taxa de rotatividade;

  • Net promoter score (NPS).


Empresas de consultoria como a PROMAD Jr. estão a disposição para realização de mapeamentos, otimização de processos e planejamento estratégicos. Entre em contato com a PROMAD Jr. para agendar um diagnóstico gratuito, que com certeza os benefícios a curto, médio e longo prazo poderão ser notados.


7.004 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page