top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Você sabe sobre Painéis de Madeira?

Atualizado: 27 de set. de 2021

Você já parou para pensar que a madeira está presente em praticamente tudo dentro das nossas vidas? Em especial, no setor construtivo, nos móveis presentes em nossas residências, fabricação de óleos essenciais, empregados nos produtos de beleza, enfim, infinitas utilidades que de alguma forma seja direta ou indiretamente, compoem as nossas casas. Independente do processo de fabricação, a madeira sempre está presente.



Fatores que interferem na qualidade da madeira


São muitos os fatores que interferem na qualidade da madeira, e são eles também que definem qual será sua destinação final.


Devido às direções de crescimento (tangencial, radial e longitudinal), os lenhos formados apresentam estrutura heterogênea e anisotrópica, até mesmo de um cultivo de mesma espécie, em função disso, a madeira pode estar comprometida para uma determinado utilização, devido a presença de defeitos naturais e de crescimento, como por exemplo na indústria de serraria beneficiamento da madeira, prefere-se as mais homogêneas possíveis, com menor número de defeitos, então, se a madeira apresentar tais irregularidades, certamente seria destinada para outro setor industrial, o qual não prioriza essas características, como a indústria de painéis a base de madeira.


Classificação básica dos painéis


Existem três classificações básicas dos painéis a base de madeira, sendo estes os lâminados, partículados e os produzidos a partir de fibras de madeira. Cada um possui um processo de fabricação e tipo de resina específico, definido em escala industrial.


Vale ressaltar que também podemos classificar os painéis quanto ao local de utilização, e uso final. Esse setor de processamento da madeira com determinadas limitações, garantem a redução da madeira em peças menores de forma e geometrias variadas, os quais posteriormente reordenados e combinados com a utilização de algum adesivo garantem a colagem de maneira eficaz, possibilitando a fabricação de compostos de madeira com um amplo nicho nercadológico e diversas aplicações.


Os painéis produzidos à base de madeira desempenham papel de extrema importância para a econômia brasileira, além de contribuir com a geração de empregos.


Leia também sobre madeira de reflorestamento


Você pode estar se perguntando, como que a partir de uma madeira que apresentava defeitos naturais, pode ser processada e transformar-se em um material com diversas utilizações e de grande resistência? Pois bem, É interessante frisar que inicialmente tinhamos sim uma madeira limitada, portanto seu emprego na indústria era reduzido.



Após passar por vários processos industriais, como a redução da tora em peças menores, e finalmente originando os painéis a base de madeira, as técnicas empregadas dentro da indústria são extremamente eficazes e garantem rigoroso controle em todas as etapas do processo de produção, como temperatura, pressão e aplicação de adesivos específicos que combinados garantem sim, produtos cujas propriedades são distintas da madeira sólida, matéria-prima original, além de poder agragar, em todos os processos.


Quer entender os tipos de tratamentos da madeira? Então leia Entenda os tipos de Tratamento de Madeira e seu impacto na vida útil deste material


Para contextualizar, alguns dos painéis mais conhecidos são o MDF, MDP e compensados, porém existem outros, não limitando a esses citados.


MDF (Medium Density Fiberboard), são os painéis de média densidade produzidos através de fibras, muito utilizados pela industria moveleira, é recomendado para casos que necessitem de usinagem de topo ou baixo relevo, devido proporcionar melhores resultados no quesito de acabamento, além de possiblitar a fabricação de contornos e formas arredondadas.



MDP (Medium Density Particleboard), painéis também de média densidade, porém aqui, são produzidos utilizando partículas. É mais indicado para móveis de linha reta, que não exijam cantos arredondados e usinagem em baixo relevo, como por exemplo laterais de móveis, portas retas, etc.


O compensado é o primeiro painel produzido pela industria de painéis, é composto por lâminas de madeira sobrepostas em camadas ímpares, que formam um ângulo de 90º, unidas através de adesivo e resina sob pressão e calor. Encontrados facilmente na industria de móveis, como armários, repartições, prateleiras e revestimentos.


Cada tipo de painel possui caracteristicas e propriedades bem definidas, além é claro de amplo nicho mercadológico. Para aproveitar ao máximo a madeira em questão deve-se entender princípios de funcionamento, aplicação industrial e formas de melhorias, buscando identificar variáveis chaves que possam vir a interferir negativamente sobre o processo de fabricação.



A PROMAD JR possui engenheiros industriais madeireiros, sendo todos especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende já o seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!



829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page