PROMAD Jr. - Consultoria e Projetos

(15) 3524-9100 | Ramal:9183

(15) 99823-3958

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP

  • Ingrid Nogami

Você sabe o que é madeira de reflorestamento?


A madeira, de forma geral, é amplamente utilizada em diversas aplicações e pode ser vista em praticamente todo tipo de construção, desde a mais simples até a mais grandiosa e complexa. Além de utilizada para instalações, a madeira tem sido preferência para a confecção de móveis e decoração, seja como composição completa ou parcial, podendo se combinar com materiais como vidros, metais e cerâmicos.

Além disso, a madeira é matéria-prima essencial para a construção civil, contudo, ao ser retirada do meio ambiente pode causar um impacto extremamente negativo nele, degradando o ecossistema.

Para atender a crescente utilização de madeiras e consequente o desmatamento das áreas em que essas árvores se encontram, foi criada a ação ambiental de reflorestamento, cujo objetivo é repovoar as áreas que foram prejudicadas e tiveram suas árvores retiradas tanto por causas naturais como pela ação do homem para sua própria utilização.

Assim, o reflorestamento é uma importante prática para que o ecossistema não se desequilibre a cada retirada de vegetação. É realizada através do plantio de árvores que crescem rapidamente, substituindo as árvores nativas da área, que crescem mais lentamente e são de difícil extração.

Dessa forma, a madeira reflorestada é obtida através de árvores que são plantadas já com a função de serem extraídas e posteriormente utilizadas. Esse tipo de madeira possui diversos benefícios:

  • Recupera áreas verdes com espécies nativas.

  • Se aplicado em locais de encostas, impede o deslizamento de terra e evita a erosão do solo.

  • Diminui o gás carbônico (que causa o efeito estufa).

  • Não causa o desmatamento de árvores, pois as madeiras são provenientes de árvores plantadas para serem extraídas.

O reflorestamento já trouxe bons resultados para o planeta, mais especificamente para a Floresta Amazônica. Segundo o Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes) do Inpe, o Brasil diminuiu em 15% a taxa de desmatamento na Amazônia Legal de agosto de 2013 a julho de 2014 e nos últimos 10 anos essa taxa foi de menos 82%.

No Brasil, o clima favorece o crescimento das árvores, apresentando um bom clima para o reflorestamento, e possui diversas espécies para esse tipo de madeira. Dentre as mais comuns, estão: Pinus Elliottii, Eucalipto, Araucária e Teca.

Nós, da PROMAD Jr., nos preocupamos com o meio ambiente e com seu negócio. Gostaria de um diagnóstico na sua serraria? Entre em contato conosco!

Fonte: Mundo Husqvarna.


92 visualizações
Encontre a solução que você procura!