top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Guia Rápido de Growth Hacking

Se você tem uma empresa ou quer começar uma, e não sabe o que é Growth Hacking, você precisa saber agora!! Mas fica calmo que vamos te explicar o que é, continue lendo.


Todo mundo quer que sua empresa cresça, e para isso é importante ter estratégias válidas e que dão certo. Mas como saber que aquela estratégia é boa? A resposta é testando todas as alternativas até ver qual é a melhor opção. E é aí onde o método de Growth Hacking entra!!


Mas o que é growth hacking?

Segundo o criador Sean Ellis, a melhor definição é: marketing orientado a experimentos. O Growth Hacking acaba sendo uma evolução e junção do marketing digital tradicional e do Inbound Marketing.


Ele ajuda no crescimento das empresas por um motivo bem simples que são construídas a partir de hipóteses e experimentos. Então é basicamente o ditado “só vendo para crer”, porque você vai pegar todas as suas ideias, testar e ver qual realmente funciona. São necessários profissionais de marketing qualificados para os experimentos estratégicos e que saibam fazer uma análise constante de dados.


Como aplicar?

Realizar ações de Growth Hacking é simples, basta criar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados. O importante é focar esforços no principal problema, pensando em melhorias, priorizando as melhores ideias e sempre inovando.


O growth hacking simplificado possui 4 etapas:

1. Defina um objetivo;

Ou seja, o que você quer alcançar/melhorar. Sempre observe os resultados de sua empresa, veja quais indicadores precisam ser melhorados para alcançar seus principais objetivos e foque seus esforços neles.


2. Crie hipóteses;

Nesse passo é válido fazer um brainstorming, com ideias práticas que podem te ajudar a atingir o resultado esperado. É importante dar uma estudada no assunto, ver o que as outras empresas desse setor estão fazendo, pesquisar casos de sucesso, blogs e livros que sejam referência no assunto. Isso tudo te ajudará a trazer mais ideias do que testar.


3. Faça testes que comprovem as hipóteses;

Os testes são a base no Growth, é necessário que realizemos diversos testes para obtermos sempre o maior número de resultados para chegarmos a um resultado final. Quanto mais melhor!


Uma dica do próprio Sean Ellis, é que na fase de testes, o nosso foco principal não deve ser a qualidade dos nossos testes e sim a quantidade deles. Os testes devem ser feitos de modo simples, prontos para ser descartados ou otimizados de acordo com a resposta do público em relação a ele, portanto, não é necessário dedicar semanas na criação de um único teste, dedique-se para a criação de diversas versões de um único teste, para garantir a veracidade dos seus resultados e auxiliar na análise de quais foram as alternativas de teste que apresentaram maior eficácia.



4. Utilize ferramentas de teste, analytics e automação.

Neste processo, você vai adotar ferramentas que talvez já esteja habituado a usar no marketing tradicional. Mas algumas ferramentas são inevitáveis: você vai precisar de ferramentas de testes e análise de dados, que são intrínsecos ao growth hacking.



Assim como existe o famoso funil de vendas que conhecemos, existe também um funil de vendas especializado para growth hacking. E ele possui 5 estágios:


1º Estágio: Aquisição

Reúne as práticas que visam atrair e conquistar novos clientes;


2º Estágio: Ativação

Focado em proporcionar uma boa primeira experiência ao seu cliente;


3º Estágio: Retenção

Buscar satisfação dos clientes, a ponto de continuarem utilizando os produtos;


3º Estágio: Receita

Clientes estão fazendo parte do faturamento da empresa e não mais usando versões free, por exemplo;


4º Estágio: Indicações

Clientes engajados com sua marca, a ponto de começarem a indicar ele.


Diferentemente do funil de vendas, todas as etapas existentes no funil de growth hacking não possuem uma divisão clara. Temos um texto aqui no nosso blog explicando mais sobre o funil de vendas tradicional, saiba mais em 5 dicas para você aumentar as suas vendas.


A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.





1.266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page