top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Análise de resultados: como e por que realizar constantemente?

Junto com a Era Digital veio a Análise de Resultados ou também conhecida como Análise de Dados. Ela basicamente ajuda os profissionais a conseguem captar resultados sobre vendas, marketing, relacionamento com o cliente, além de outras possibilidades.



O que é a análise de resultados?


A análise de resultados é uma espécie de estudo dos resultados obtidos em determinado âmbito, que tem como objetivo mensurar e entender o negócio, através de indicadores numéricos ou não. Nesse sentido, dentro de uma empresa, a análise de resultados pode (e deve!) ser feita em todos os setores, para que haja uma avaliação dos resultados obtidos de uma estratégia.


Por exemplo, se o marketing da empresa adotou um novo tipo de publicação em suas redes sociais, depois de um tempo é necessário avaliar se houve um resultado positivo ou não, para entender a necessidade de manter ou mudar a estratégia novamente.


Por que realizar constantemente a análise?


Essa análise é de extrema importância ser feita com regularidade, porque é com base nela que novas estratégias podem ser traçadas, ou que haja mudanças na forma a qual as coisas são feitas dentro da organização. Observar se houve aumento nas vendas, por exemplo, dá um norte de como a venda pode ser feita de forma mais assertiva, mas caso os resultados não sejam satisfatórios, é com base nessa métrica que é possível entender e assim adotar novos meios ou técnicas.





A análise tem que entrar na rotina de trabalho, e assim, periodicamente, é necessário ter um tempo para estudar esses dados. É preciso entender em cada setor qual é a melhor periodicidade, podendo ser uma análise semanal, mensal, semestral ou anual.


Como realizar?


A análise dos resultados pode ser feita de diversas maneiras, dentre todas as áreas da empresa. Em gestão de pessoas, é possível analisar se os funcionários estão felizes em suas áreas e engajados para sempre entregar um trabalho melhor. Já em projetos, essa análise pode ser feita através do NPS (Net Promoter Score), que é uma avaliação da satisfação dos clientes em relação ao projeto entregue.


Assim, a análise pode ser por meio da observação do engajamento nas redes sociais, do acompanhamento da satisfação dos clientes, ou ainda pode ser feita com mais critério e cautela, através de uma planilha e da elaboração de um gráfico, para que seja ainda mais visual os resultados obtidos. Independente do método utilizado para que a análise seja feita, é importante que haja comprometimento com os resultados, e assim identificar o que foi uma boa estratégia e o que pode ser mudado, melhorado ou ainda retirado da estratégia.



Analisar os resultados de todos os setores de uma empresa é imprescindível, mas a análise financeira merece uma atenção especial, visto que entender o crescimento da empresa é um dos principais focos. Assim, entender o faturamento e o lucro da empresa é um dos passos para começar analisar o financeiro do negócio. Além disso, entender os gastos para observar o que é necessário e o que pode ser cortado também faz parte da estratégia de crescimento empresarial.



A Promad Jr. oferece ajuda ao seu negócio para a montagem e análise de resultados do seu negócio de forma a otimizar a sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para agendar um diagnóstico gratuito e tenha um diferencial de mercado!


1.770 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page