• Artur Silveira Viana

5 dicas para você aumentar as suas vendas

Atualizado: há 4 dias

Olá amigo leitor, se você está interessado em aumentar suas vendas e, consequentemente ampliar sua rede de clientes, com certeza já se perguntou se existe uma regra ou método totalmente assertivo. Te garanto que não! Mas isso não quer dizer que você não possa utilizar recursos e ferramentas que te auxiliem e facilitem o processo de vendas, e é isso que vamos abordar aqui!


1. Conheça bem seu público


Atualmente, com o mundo cada vez mais globalizado, é importante que as empresas estejam diretamente conectadas com seu público e acompanhando as tendências comportamentais e sociais, e para uma boa estratégia de vendas o conhecimento do público é essencial. Pense comigo, por que grandes empresas se tornaram grandes? Se a resposta foi: “eles possuíam conhecimento do público promissor ao serviço ou produto deles” você está correto, mas este fator foi e é essencial para o sucesso.


Empresas como AmBev sabem muito bem como trabalhar o público em seus modelos de negócio. A Brahma, por exemplo, trabalha suas campanhas direcionadas a um público-alvo amadurecido e consolidado financeiramente, com um determinado gosto musical e eventos, já a skol aborda um público mais jovial com outros gostos musicais e eventos, e assim a empresa consegue personificar cada produto de forma a maximizar suas vendas


2. Pesquise sobre o assunto e esteja atento à concorrência.


Este tópico é muito importante no processo de venda, seja um especialista! Quem deseja ampliar seu leque de clientes e volume de vendas precisa estar a par de tudo o que envolve o produto ou serviço. A venda, além de tudo, é um processo psicológico, e a tendência humana é sempre buscar o melhor, o especialista!


Mas como se tornar especialista? Garanto que não é um processo fácil, mas é possível, um bom modo para isto é olhar a sua concorrência. Coloque isto na cabeça: Sua concorrência não é sua inimiga. É importante observar o que seus adversários fazem de correto e de errado e, a partir disso, implementar e procurar melhorar o processo dele.


3. Tenha um CRM


Com o decolar das vendas, é normal que a empresa precise de uma ferramenta para organizar e otimizar a visualização dos clientes ativos e inativos dentro da empresa, e o CRM realiza esse papel!

Um CRM bem estruturado te proporciona maior controle sobre as operações da sua empresa, produtos ou serviços que estão sendo mais ou menos vendidos, clientes mais ativos da sua empresa ou clientes que deixaram de comprar com você, enfim, uma infinidade de informações que lhe permitem tomar decisões rapidamente e com maior assertividade.


4. Gatilhos Mentais e Promoções


Para se manter competitivo no mercado, é necessário que a sua empresa crie estratégias de atração de clientes. A promoção desde sempre é uma ferramenta para aumentar as vendas em um determinado período, mas somente ela não garante esse aumento, é importante que o empresário estude as melhores formas de promover seus produtos, os meios em que serão promovidos e as estratégias de persuasão para que a ação possa ser a mais efetiva possível.


Mas como garantir que suas ações de promoção deem resultados? Para isso, uma ferramenta muito utilizada em campanhas de divulgação e até mesmo no ato da venda em si é o Gatilho Mental. O que são Gatilhos Mentais? São nada mais do que mecanismos estrategicamente pensados e utilizados para despertar emoções no cliente, ex: gatilhos de Exclusividade, Escassez, Urgência, Autoridade, entre muitos outros.



5. Funil de Vendas


Se tratando de ferramentas, o Funil de Vendas é uma essencial a quem deseja uma análise quantitativa do setor comercial da sua empresa, principalmente para vendas semi-complexas e complexas. O Funil é constituído por etapas do processo de vendas e pode variar um pouco dependendo do tipo de venda realizado pela empresa, mas no geral se caracterizam como:

  1. Conscientização: etapa de prospecção de clientes

  2. Descoberta: etapa de diagnóstico de problemas

  3. Avaliação: etapa de proposta de resolução do problema

  4. Intenção: etapa de negociação de valores

  5. Compra: etapa de fechamento de contrato

  6. Fidelização: etapa pós compra


A ideia do Funil de Vendas é: no topo do funil, entram

muitos leads e a medida que avança-se as etapas, a tendência é a diminuição destes potenciais clientes até que, na última etapa, tenha como saída os reais clientes (em um número muito menor que o inicial).


Permitindo-lhe analisar em quais etapas há maior sucesso ou fracasso e, consequentemente, onde deve-se realizar melhorias.



6. Bônus (Pós venda)


Se você chegou até aqui, é hora de um BÔNUS para que sua aprendizagem possa ser ainda maior!


Muitas empresas se concentram em aumentar suas vendas apenas se mobilizando para encontrar e conquistar novos clientes, mas garanto que não é o suficiente.

O conceito de PÓS VENDAS tem por objetivo garantir que o cliente, após o ato da compra, tenha a melhor experiência possível tanto no produto ou serviço em si quanto na assistência e manutenção.

Lembre-se sempre: quanto melhor a experiência, maior é a chance do cliente voltar a negociar com você!


Ufa, depois de todo este conteúdo é hora de refletir se suas ações em relação às vendas estão sendo realmente efetivas e, caso a resposta seja não, vem que a PROMAD Jr te ajuda auxilia!!



A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.


96 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

Ativo 44Promad final.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP