• Gabriela Dias

Entenda o que é Pós Venda e como tirar proveito dessa ferramenta

Atualizado: Out 3

É de senso comum e você provavelmente também pensa, que a parte mais importante de sua venda é o ato ou talvez o atendimento e atenção que você proporciona até finalizá-la. Porém, hoje te farei entender que a venda em si é um terço do seu trabalho com o cliente.

Se seu objetivo é igual o da maioria, fidelizar o seu cliente, pós-venda é um ponto onde deve direcionar esforços e cuidados.

Ok, mas o que é pós-venda?


É o processo que ocorre após a venda ser realizada; é o relacionamento com o cliente, o comprometimento com o produto (ou serviço) entregue e a garantia ou auxílio proporcionados. Se formos mais afundo e analisarmos o processo da venda como um todo (pré, durante e pós), podemos definir o pós-venda como ações destinadas a manter um relacionamento satisfatório e permanente com qualquer contato que se tornou cliente; disponibilizando alta qualidade nos atendimentos, atendendo necessidades, fazendo com que, dessa forma, haja uma fidelização e lealdade do cliente.


Ainda não foi convencido?


Aqui tem alguns dados que podem te fazer mudar de ideia:

  • 70% da experiência de compra do cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando-se produto e preço. Fonte: McKinsey.

  • Para uma única experiência negativa ser compensada, são necessárias 12 experiências positivas. Fonte: Ruby Newell-Legner.

  • Se durante o serviço você resolver um problema a favor do seu cliente, as chances de que ele retorne a fazer negócio são de 70%. Fonte: Lee Resources.

  • 9 em cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um atendimento melhor. Fonte: H. Interactive.




Certo, mas como faço um pós-venda eficiente?


Primeiro, decida a equipe que realizará esse trabalho; afinal ele demanda de muita atenção. Será a sua equipe de vendas mesmo? Afinal sua empresa é de menor porte. Ou você dispõe de uma equipe maior e consegue separar pessoas só pra isso?

Uma dica muito importante é construir um funil de vendas onde seja possível acessar todas as informações dos cliente e separá-los em fases, atualizadas todo dia, de acordo com o progresso da venda. Para isso, recomendamos plataformas online que disponibilizam tal ferramenta.


Para finalizar, conheça 10 ações concretas para aplicar hoje mesmo em seu pós-venda:

  1. Cumpra o que prometeu;

  2. Não passe o problema para frente;

  3. Se interesse pelo seu cliente;

  4. O cliente merece o melhor;

  5. Esteja sempre um passo à frente;

  6. O cliente nem sempre tem razão;

  7. Nunca esteja ocupado demais para seu cliente;

  8. Nem sempre o cliente está errado

  9. Funcionários também são clientes;

  10. Nunca demore mais de 1 dia para respondê-lo;


E aí? Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso Blog! Temos conteúdos exclusivamente feitos para deixar o seu negócio em destaque.


Encontre a solução que você procura!

Venha fazer parte da nossa rede de e-mails!

 

Passe a receber um conteúdo exclusivo e que tem tudo a ver com você!
 

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

PROMAD Jr. - Consultoria e Projetos

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP