• Byanca Laura Prenzier Suzuki

4 gatilhos mentais que vão te ajudar aumentar as suas vendas

Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Se você trabalha com vendas, é essencial ter consciência desses gatilhos e entender quais e de que forma podem ser usados nos momentos-chave da negociação. Quer entender como persuadir seus leads e deixá-los satisfeitos? Então acompanhe a leitura.


Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Portanto, vai aqui uma boa notícia: é possível trabalhar a parte psicológica e comportamental dos seus leads para influenciá-los a comprar seu produto ou serviço.

Esse não é um processo simples, mas ao lançar mão dos gatilhos mentais, você melhora, e muito, a sua abordagem com os leads. Os gatilhos metais são utilizados em diversas situações em marketing e vendas. Você pode nunca ter percebido, mas em lançamentos de produto, propagandas em jornais e revistas, comerciais na TV e até nas rádios, ele aparecem bastante.

Por isso, separamos alguns gatilhos mentais para ajudar você a acelerar vendas e garantir que mais oportunidades sejam ganhas.

1 – Busque gerar valor para o cliente


A primeira estratégia essencial é, sempre, em todos os momentos de contato, gerar valor para o cliente. Ser um ouvinte ativo, entendendo as dores dos clientes. Ele precisa mostrar, didaticamente, que para aquela dor, há uma funcionalidade específica que a corrige. Quando o cliente entende que você o ouviu e mostrou como seu problema pode ser corrigido, você ganha sua atenção e, posteriormente, sua confiança.

E isso não precisa ocorrer só no momento de vender. Pode e deve ter espaço na pré-venda, no momento de qualificar o lead. O intuito é sempre deixar as pessoas seguras, confiantes e certas de que fechar negócio com você é a decisão mais certa que pode ocorrer.

Leia também: 7 dicas para gerar valor para a sua empresa


2 – Crie senso de urgência e/ou escassez


Muitas vezes, passar a ideia de que não há muito tempo para a tomada de decisão acerca da compra pode ser uma boa saída. Esse é o exemplo de um gatilho mental de urgência – como uma condição de pagamento ou promoção que está terminando.

E, melhor ainda: coloque um tom de escassez também. Afinal, pode ser apenas para os 30 primeiros clientes do dia. A intenção é estimular a pessoa a não querer perder algo que soa como exclusivo. E que decidir de imediato será algo benéfico, que acarretará em ganhos. Ou seja, o correto a ser feito. Isso pode ocorrer em momentos em que a negociação não sai do lugar.


3 – Use de prova social

A prova social é um excelente gatilho mental para mostrar que muitas pessoas estão satisfeitas com o que você está tentando vender neste momento. Para gerar um impacto positivo, os números são essenciais. Portanto, escolha aqueles que têm o poder de impressionar mais. Mas, se esse número não impactar, mude um pouco a estratégia.

De repente você pode mensurar o número de pessoas impactadas, de negócios fechados, ou de valores transacionados. Não importa. O crucial é você usar os números a seu favor. Desde que, claro, sejam verdadeiros!! Sob hipótese alguma eles podem ser inventados. Fazendo isso, você estimula a necessidade do cliente de sentir-se parte daquilo, de aproveitar algo que é genuinamente grande e importante.

Leia também: 5 dicas para você aumentar as suas vendas


4 - Fale sobre os Porquê

Um dos gatilhos mentais mais eficientes, o porque explica o motivo do cliente não querer fechar a compra e ajuda os vendedores a buscarem novos argumentos para convencer o cliente. Ou seja, simplesmente perguntando e expondo os motivos, você consegue mudar a decisão do seu cliente. Mesmo que não seja um bom argumento, as pessoas gostam de saber as razões para o que elas fazem. Se você justificar o que está fazendo e porque está fazendo, a chance do lead confiar em você é bem maior.



A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.


167 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: