top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Gestão por processos: entenda como mudar o rumo da sua empresa

Atualizado: 10 de jun. de 2021

No dia a dia de uma empresa é comum se deparar com inúmeros problemas de diversas áreas e isso pode fazer com que a equipe perca o engajamento e acabe desalinhando. A gestão POR processos entra com um papel fundamental para que a organização consiga não só lidar da melhor forma possível com esses problemas, mas também consiga alinhar os objetivos para alcançar os resultados. É através desta metodologia que os processos são organizados para solucionar problemas e aumentar a eficiência, melhorando a utilização de seus recursos. Isso é realizado por meio de projetos de melhorias e transformações, auxiliando, assim, a gestão do dia a dia e alinhando os processos de trabalho com a estratégia da empresa.

Antes de entender a gestão POR processos precisamos compreender o que é um processo.


O que é um processo?

Processo é um conjunto de atividades executadas numa sequência lógica a fim de produzir um bem ou um serviço que tenha valor para um determinado grupo específico de pessoas. Os processos auxiliam na implementação da estratégia nas operações do negócio. É por meio deles que a missão, visão e valores são colocados em prática e que as organizações desenvolvem seus diferenciais competitivos.


Agora sim, vamos definir o que é a tal da gestão POR processos.


O que é a gestão POR processos?

A gestão por processos é uma metodologia na qual a gestão da empresa é realizada através dos processos. Agora, os processos estão em primeiro plano, tudo é feito e pensado em torno deles, a divisão das pessoas, dos recursos, etc. Existe uma preocupação maior em todo o fluxo dos processos, desde medir os indicadores até lidar da melhor forma com os fornecedores, que estão na ponta inicial do processo e ao mesmo tempo em agregar valor ao cliente que está no fim.


Gestão DE processos x Gestão POR processos?

Quando a empresa é gerida de forma convencional, ou seja, separadas em áreas, departamentos, diretorias, etc, e os processos são alocados para serem executados seguindo esta estrutura, está ocorrendo um gerenciamento dos processos, em outras palavras, está ocorrendo a gestão DE processos. A gestão POR processos, por outro lado, é a metodologia que realiza a gestão da empresa por meio dos próprios processos.



Por que implementar gestão por processos na sua empresa?

A gestão por processos proporciona uma visão mais ampla e clara dos processos que a empresa trabalha, podendo assim, auxiliar o gestor na identificação e solução dos problemas.

Gerir a empresa por meio dos processos vai auxiliar na melhor administração dos seus recursos, principalmente o mais valioso deles, o tempo, fazendo com que aumente a sua eficiência e eficácia.

Além de alinhar todos os colaboradores com a estratégia de sua empresa e os engajar, a gestão por processos possibilita uma maior atenção aos parceiros que participam dos processos e ao consumidor final.



Ficou interessado nesse modo de gestão por processos na sua empresa? A PROMAD Jr é especialista nesse serviço, com uma equipe experiente e capacidade para aplicação. Agenda já seu diagnóstico gratuito conosco.

3.436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page