• Francielle Arruda

Como melhorar a condição da madeira e fazer com que não seja deteriorada

Atualizado: Jun 16

Como bem sabemos, a madeira é matéria-prima base que movimenta diversos setores da economia mundial, material altamente orgânico, higroscópico, heterogêneo e de infinitas possibilidades de utilizações e benefícios, formada por celulose, hemicelulose, lignina e extrativos.


Nos primórdios, conforme relatos preliminares, consta-se que Noé, ao construir a arca, já utilizava o piche como agente não deteriorador, prolongando assim a vida útil da madeira empregada.


A qualidade do produto final depende de diversos e diferentes fatores, que compõem o todo. Para madeira, a palavra qualidade significa adequação para o uso final, portanto, é imprescindível que no processo de avaliação da qualidade da madeira para dado fim, determinar-se de forma adequada todos os fatores que a afetam, posteriormente reconhecimento destes fatores e por fim uma avaliação de seus efeitos na qualidade da madeira.


O conhecimento dos fatores acima mencionados, impactam diretamente nas técnicas de manejo, melhores métodos para identificar características de uma madeira de qualidade, além de proporcionar cultivo de árvores com características melhoradas para usos específicos.


A madeira pode sofrer processos de deterioração causados por agentes:


- Químicos: ácidos fortes, bases fortes, óxidos de ferro, etc.


- Físicos: calor, fogo, umidade, etc.


- Biológicos: insetos, fungos, bactérias, entre outros.




Os agentes biológicos, são responsáveis por causar os maiores danos à madeira, em especial a depreciação, causando ruptura parcial ou total nas estruturas. A ação de microrganismos fúngicos podem atacar a árvore ainda em pé, ou então nas fases seguintes de processamento, sejam elas abate, transporte, desdobro, armazenamento ou então no seu emprego final.


A grande maioria de todos os problemas relacionados à madeira podem ser solucionados através de um diagnóstico adequado e utilizando um agente preservativo, inibindo a ação dos organismos xilófagos e garantindo melhores condições de vida à madeira em questão.

O apodrecimento, é um processo onde ocorre a deterioração da madeira, causada por fungos apodrecedores, que alteram suas propriedades físicas e mecânicas.

A biodeterioração ocorre através de alterações indesejáveis produzidas pela ação direta ou indireta de seres vivos, em materiais utilizados pelo homem.


​De modo geral, dadas situações proporcionadas pela população de forma equivocada propiciam o aparecimento de agentes deterioradores.


Vale ressaltar também, que em algumas situações, o contato com a água é inevitável, como por exemplo em decks e playgrounds, cuja exposição é diária, e está mais suscetível as intempéries climáticas, sendo essencial a utilização de determinado tratamento que proporcionem melhores condições estéticas e funcionais, garantindo maior durabilidade para a madeira, dependendo exclusivamente das condições ambientais a qual está sujeita.


Os microrganismos degradam a madeira sempre da mesma forma?


É impossível afirmar que a degradação da madeira ocorre sempre da mesma forma, principalmente devidos as suas características, às quais variam conforme a espécie, tipo de madeira, localização geográfica, tipo de utilização, microrganismos presentes e também das condições ambientais, porém é possível prever diversos tipos de ataques e através disso traçar um plano de ação utilizando métodos preventivos, garantindo que a madeira seja preservada da melhor forma possível sem contaminar o ser humano e o meio ambiente.


A madeira se comporta de diversas formas conforme o ambiente o qual está inserida. Estes ambientes têm diferenças entre si no quesito que se refere às características de umidade, insolações, aeração, temperatura e também organismos xilófagos, os quais podem agir simultaneamente sobre a madeira, influenciando na durabilidade natural desse material.


Os custos relacionados a manutenção podem ser extremamente elevados, por isso, contemplar no planejamento o tipo de madeira, ambiente, exposição, identificar o tipo de tratamento com certeza absoluta faz toda diferença.



Na PROMAD Jr., temos o serviço exclusivo de tratamento de madeira, com o apoio de especialistas na área madeireira, com toda a estrutura necessária para melhorar significativamente as propriedades do seu material! Converse conosco, para ter um diagnóstico gratuito e detalhado!



409 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: