top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

A cultura com diversidade e inclusão e a garantia de destaque em relação aos seus concorrentes

Atualizado: 4 de jul. de 2021

Ainda não tem uma cultura de diversidade na sua empresa?! Quer aprender a implementá-la e obter melhores resultados no fim do mês?! Veja abaixo como melhorar o desempenho da sua empresa, baseando-se em uma cultura de diversidade e inclusão.


Se você chegou até aqui deve saber que a diversidade é um fator influente no desempenho da sua empresa. Em um ambiente inclusivo, os colaboradores se sentem mais valorizados, apreciados e motivados; o que indiretamente os torna mais produtivos e pertencentes a empresa. Aí você pode me perguntar, mas como isso afeta diretamente nos meus resultados? Primeiro, começamos entendendo os termos diversidade e inclusão. Diversidade representa o conjunto de características que representam e diferenciam o indivíduo como único; a inclusão é o respeito e a valorização dessas características. Para que sua empresa apresente uma cultura de diversidade e inclusão esses pontos devem ser levados como algo vantajoso e agregador à empresa. Como já dito pela vice-presidente de estratégia e inclusão da Netflix: se a diversidade é ser convidado para a festa, inclusão é ser chamado para dançar. Dessa forma, compreendemos que uma cultura de diversidade e inclusão não é somente sobre contratar pessoas diversas, mas também aprender a inseri-las em seu ambiente de forma que todos os seus colaboradores pensem de forma inclusiva, livre de preconceitos e discriminações.


Além de uma melhora no clima organizacional de sua empresa, essa cultura promove uma comunicação eficaz, onde os colaboradores se sentem à vontade para expressar suas ideias e dar feedbacks. Como consequência; e talvez a mais interessante, o ambiente fica propício à exposição de diversos pontos de vista e ideias que podem gerar inovações; afinal, diferentes perspectivas e experiências formam um repertório amplo e rico.


“As pessoas com as quais você trabalha, a sua rede de trabalho, se elas forem plurais, elas estarão naturalmente e constantemente tirando você dos seus lugares de conforto e, com isso, colaborando para que seu negócio esteja sempre um passo à frente em inovação, inventividade e criatividade.” - Adriana Barbosa (CEO da PretaHub, Fundadora da Feira Preta e colunista do UOL) no artigo “Empresas já sabem que diversidade é o que vai mantê-las de pé”.

De acordo com a pesquisa Diversity Matters, da consultoria McKinsey, organizações que possuem equipes executivas com diversidade de gênero têm 14% mais chances de superar a performance dos concorrentes. A pesquisa também mostra que as empresas das quais, na percepção dos colaboradores, apostam na diversidade de gênero, também apresentam 93% maior probabilidade de obter um desempenho financeiro superior ao da concorrência.



Dessa forma, apostar em uma cultura de diversidade e inclusão pode te trazer não só resultados financeiramente positivos mas também uma melhora na produtividade, motivação, comunicação e sentimento de pertencimento de seus colaboradores.



Tem vontade de saber mais sobre como um bom planejamento estratégico pode contribuir com o quesito de diversidade e inclusão na sua empresa? Agende um diagnóstico GRATUITO conosco, e garanta um ambiente de trabalho harmônico, comunicativo e inclusivo.

5.334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page