Quanto se ganha um engenheiro nas mais diversas áreas de atuação do cenário atual.
O cenário dos engenheiros em São Paulo tem caráter otimista, apesar da recessão econômica que o Brasil se encontra. A demanda por engenheiros vem crescendo em diversos setores do mercado graças à criação de novas linhas de negócio, para driblar os efeitos da crise econômica, juntamente com a capacidade do engenheiro em se adaptar a funções fora de seu “habitat natural”.
Segundo uma pesquisa anual aplicada pela PwC, 41% dos CEOs de engenharia e construção dizem que suas empresas já estão atuando em outros setores. A área de energia, por exemplo, abriu- se espaço para especialistas em fontes renováveis, como solar e eólica. Em supply chain, há cada vez mais demanda por profissionais bem formados e fluentes em inglês. As perspectivas também são animadoras no setor de vendas técnicas. De acordo com o relatório, o engenheiro mais valorizado do momento é aquele que consegue combinar conhecimentos técnicos com facilidade para relacionamento na área comercial.
O gerente de saúde, segurança e meio ambiente, por sua vez, é um profissional requisitado sobretudo porque ajuda a reduzir perdas financeiras com processos judiciais nas áreas trabalhista e ambiental. Ele também tem o papel de apoiar as áreas de marketing e branding, uma vez que contribui para melhorar a reputação da empresa
“Trata-se de uma figura fundamental para as áreas de marketing e vendas porque olha para o produto não só na saída, mas ao longo de um determinado ciclo”, conclui a pesquisa da consultoria de recrutamento HAYS.
A diversidade de atuação de um engenheiro em São Paulo segue forte. O estudo apresenta o balanço salarial de algumas profissões nos últimos anos.
Com os valores é visível comprovar a valorização do engenheiro nas profissões abrangidas pela tabela. A variação salarial do período em questão indica quase sempre uma variação positiva dos salários.
Na visão do diretor da HAYS Experts, o mercado começou a se reaquecer entre meados de 2016 e o começo de 2017, com a retomada de investimentos em atividades que exigem a participação de engenheiros. “Empresas chinesas começaram a entrar no setor de energia, trazendo recursos, e o agronegócio continuava a dar bons resultados”, explica Falcão.
Em 2017, os cargos que seguem em alta costumam ser da área de processos de melhoria contínua, área da qualidade e eficiência operacional.
Fonte: Exame – Abril.