top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Tráfego pago x SEO: Como atrair clientes para seu site

Atualizado: 4 de jul. de 2021

Saiba como utilizar as formas de divulgação do google de uma forma assertiva!


Se você já estudou sobre inbound marketing já deve ter visto os termos tráfego pago ou PPC (Pay Per Click), assim como já deve ter ouvido falar do termo SEO (Search Engine Optimization). Mas você realmente sabe o que estes termos significam? Ou sabe também como utilizá-los para impulsionar seu negócio? É sobre isto que iremos tratar neste post!



Uma falsa concepção que existe sobre os métodos de tráfego é que eles são muito complexos e por isso devem ser apenas utilizados por empresas de grande porte que já faturam milhões. É verdade que existe sim uma complexidade nas técnicas mais avançadas deste tipo de marketing, porém mostraremos que não é nada exclusivo de multinacionais, os princípios iniciais são sim possíveis e até devem ser implementados em pequenas e médias empresas.


Uma gestão simples de SEO com tráfego pago podem levar seu website para outro patamar deixando todos os sites que não abusam destas técnicas muito atrás no seu mercado.



Para começar vamos explicar um pouco melhor os conceitos de SEO e tráfego

pago.

SEO (Searching Engine Optimization)

Tendo origem de uma palavra em inglês, significa otimização para mecanismos de pesquisa. Nada mais é que várias técnicas com o objetivo de melhorar estatísticas do seu site onde ele ficará mais agradável para os usuários, assim como os próprios navegadores entenderão que ele é um site mais otimizado, assim o oferecendo para mais gente.

Resumindo, a página que tem a melhor estratégia de SEO vence e portanto aparecerá no topo das pesquisas do Google, já uma estratégia não pensada, dificilmente chegará perto de lá.

Outro ponto importante quando se fala de SEO é a divisão entre On Page e Off Page. O primeiro se trata de fatores que estão dentro do seu controle, como textos, imagens, tempo e carregamento da página e afins. Já o Off Page é um pouco mais difícil de ser trabalhado, pois se trata de fatores externos a sua página, como exemplo os backlinks que dependem de outros sites.


Tráfego pago


Se trata de forma de se cortar o caminho para o topo das pesquisas pagando por isso. Apesar de parecer mil maravilhas, o tráfego pago para ter seu resultado tem que ser, assim como o SEO, estruturado com técnicas assertivas para não ficar para trás perante a concorrência.


Esse método de marketing também é muito conhecido em outras áreas fora dos principais sites de busca, nas mídias sociais. Facebook, Instagram, LinkedIn, todas essas plataformas tiram o seu lucro a partir do tráfego pago, e assim como é nos buscadores, facilita e muito o alcance de suas publicações, tanto para seus seguidores, assim como para um público que nunca nem ouviu falar sobre a sua marca. Estatísticas provam que fanpages grandes no Facebook conseguem entregar sua publicação para apenas 2% de seus seguidores por tráfego orgânico.


Outro termo que já foi comentado nesse texto é o PPC (Pay Per Click) é uma das várias formas que as plataformas utilizam para cobrar sobre seus serviços. Esta estratégia em específico só cobra quando o cliente clica em algum botão de ação, seja ele um link de compra na sua publicação, ou até mesmo uma matéria de seu blog no buscador.


Como posso começar a me aproveitar do SEO?


Agora que já entendemos os principais conceitos destas estratégias de tráfego, como utilizar esses meios dentro de seu site? De uma forma simples vamos apresentar algumas dicas sobre como melhorar significativamente o alcance do seu site de forma orgânica.

1. Conheça o seu público-alvo

Entenda exatamente para qual público o seu conteúdo deve ser direcionado, crie personas e entenda exatamente quais conteúdos essas pessoas buscam, quais linguagem são mais atrativas para ela, por quais mídias elas preferem ser alcançadas, realmente tente entrar na mente dessas pessoas para entregar o melhor conteúdo possível para ela.


2. Coloque palavras-chave boas

As palavras chaves são importante, pois é por elas que o Google entenderá que aquele conteúdo que aquele usuário quer está relacionado com o que você está entregando. Uma atenção especial deve ser dada para o título e subtítulo do seu texto que vai aparecer no buscador, ele influencia muita na taxa de cliques para se site.

3. Desenvolva conteúdos que retenham o público

O Google usa como uma de muitas métricas deles a taxa de retenção que seu site tem, ou seja, o tempo em que o usuário gasta em seu site e se após ele visitar o seu site ele terá de voltar a barra de busca ou seu problema será solucionado por lá mesmo.


Por isso é importante ter conteúdos nos quais se o internauta acessar, ele encontrará o que procura diminuindo a chance de ele prosseguir sua pesquisa no navegador.

Para fazer isso é importante prestar muita atenção em detalhes como o layout do seu site, imagens utilizadas, tipo de conteúdo ofertado, até mesmo as fontes podem ter um impacto em sua retenção.

4. Melhore o tempo de carregamento de seu site

Além de trazer uma experiência melhor, é mais uma das métricas que o Google usa para ranquear o seu site no SEO. Não só no tempo de carregamento, mas sempre busque lugares onde você sente que a interface pode ser mais fluida e intuitiva e aprimore ao máximo sempre que possível.

Como posso começar a aproveitar de Tráfego Pago?

Agora que já entendemos sobre como deixar a sua divulgação orgânica mais assertiva, como você pode começar no ramo do mercado pago? Existem diversas ferramentas que entregam diferentes tipos de divulgações em diferentes plataformas, porém a mais usual é o Google Ads, uma plataforma da própria Google que te permite vários tipos de divulgações diferentes, assim como em mídias diferentes, como Banners, vídeos e no próprio buscador.

Uma estratégia no Google Ads pode ter seu nível de complexidade muito elevado, porém existe também uma versão simplificada da ferramenta muito mais agradável para novos usuários, onde sem muito conhecimento já conseguem começar a utilizá-la sem grandes complicações.


Claro que para sua estratégia funcionar você deve ter algumas noções essenciais sobre seu negócio como público-alvo, qual região divulgar e qual a melhor mídia para divulgar seu negócio. Com estas noções bem definidas, o Google Ads não é nenhum "bicho de sete cabeças" e tanto pode, como deve ser explorado para impulsionar os seus resultados.

Qual é a melhor estratégia então, SEO ou o Tráfego Pago?

O mais legal de tudo é que essas formas de divulgação não são excludentes, muito pelo contrário, elas são complementares. Se o seu site conseguir ter um SEO relevante para o Google e você se aproveitar disso se utilizando do Google Ads, você pode ter resultados extraordinários.

Agora pensando em uma limitação de esforços, o melhor a se fazer é priorizar o SEO de início. Como já foi mostrado nesse Blog, fazer com que seu site tenha relevância orgânica não é uma tarefa muito complexa. Assim, quando se sentir seguro com a qualidade de entrega que seus conteúdos tem, é a hora de atacar com tudo no tráfego pago.


Outra noção importante para se ter em conta também, é o nicho no qual a sua empresa está locada. Um exemplo disso são os e-commerces que geralmente demandam de uma estratégia muita mais especializada e focada no tráfego pago, aí vai de sua noção de negócio para entender qual área se deve priorizar dentro de seu marketing.



A PROMAD JR possui ações de Marketing Estratégico adaptadas que realmente trazem resultados para alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!


780 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page