• Henrique Bello Amud

Tráfego pago x SEO: Como atrair clientes para seu site

Atualizado: 4 de Jul de 2021

Saiba como utilizar as formas de divulgação do google de uma forma assertiva!


Se você já estudou sobre inbound marketing já deve ter visto os termos tráfego pago ou PPC (Pay Per Click), assim como já deve ter ouvido falar do termo SEO (Search Engine Optimization). Mas você realmente sabe o que estes termos significam? Ou sabe também como utilizá-los para impulsionar seu negócio? É sobre isto que iremos tratar neste post!



Uma falsa concepção que existe sobre os métodos de tráfego é que eles são muito complexos e por isso devem ser apenas utilizados por empresas de grande porte que já faturam milhões. É verdade que existe sim uma complexidade nas técnicas mais avançadas deste tipo de marketing, porém mostraremos que não é nada exclusivo de multinacionais, os princípios iniciais são sim possíveis e até devem ser implementados em pequenas e médias empresas.


Uma gestão simples de SEO com tráfego pago podem levar seu website para outro patamar deixando todos os sites que não abusam destas técnicas muito atrás no seu mercado.



Para começar vamos explicar um pouco melhor os conceitos de SEO e tráfego

pago.

SEO (Searching Engine Optimization)

Tendo origem de uma palavra em inglês, significa otimização para mecanismos de pesquisa. Nada mais é que várias técnicas com o objetivo de melhorar estatísticas do seu site onde ele ficará mais agradável para os usuários, assim como os próprios navegadores entenderão que ele é um site mais otimizado, assim o oferecendo para mais gente.

Resumindo, a página que tem a melhor estratégia de SEO vence e portanto aparecerá no topo das pesquisas do Google, já uma estratégia não pensada, dificilmente chegará perto de lá.

Outro ponto importante quando se fala de SEO é a divisão entre On Page e Off Page. O primeiro se trata de fatores que estão dentro do seu controle, como textos, imagens, tempo e carregamento da página e afins. Já o Off Page é um pouco mais difícil de ser trabalhado, pois se trata de fatores externos a sua página, como exemplo os backlinks que dependem de outros sites.


Tráfego pago


Se trata de forma de se cortar o caminho para o topo das pesquisas pagando por isso. Apesar de parecer mil maravilhas, o tráfego pago para ter seu resultado tem que ser, assim como o SEO, estruturado com técnicas assertivas para não ficar para trás perante a concorrência.


Esse método de marketing também é muito conhecido em outras áreas fora dos principais sites de busca, nas mídias sociais. Facebook, Instagram, LinkedIn, todas essas plataformas tiram o seu lucro a partir do tráfego pago, e assim como é nos buscadores, facilita e muito o alcance de suas publicações, tanto para seus seguidores, assim como para um público que nunca nem ouviu falar sobre a sua marca. Estatísticas provam que fanpages grandes no Facebook conseguem entregar sua publicação para apenas 2% de seus seguidores por tráfego orgânico.