• Gustavo Santos Ferreira

Princípio de Pareto: descubra como aplicar e aumentar os seus lucros

O princípio de Pareto é uma teoria que pode ser aplicada em qualquer área da sua vida. Basicamente, ele quer dizer que, 80% dos seus resultados vêm de 20% dos esforços. Entender isso é importante para nortear as ações que tenham por objetivo melhorar a performance da empresa e aumentar a eficiência dos processos.


O Princípio de Pareto é fruto da observação de Vilfredo Preto em 1906. O economista de origem italiana reparou que cerca de 80% das terras do país pertenciam a apenas 20% das pessoas. A partir daí ele começou a perceber que ele se repetia em diversas áreas da vida. Assim, após testar a teoria de variadas formas, concluiu que 80% dos efeitos são provenientes de 20% das causas.


Leia também: O que é Gestão Ágil com Scrum e como utilizá-la



Mas como isso é aplicado no meio corporativo?


Tendo em mente que o Princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados são provenientes de 20% das ações, é fácil trazer isso para o universo empresarial. Veja alguns exemplos:

  • 80% das insatisfações são derivadas de 20% dos clientes;

  • 80% dos lucros vêm de 20% dos clientes;

  • 80% dos problemas se originam de 20% dos colaboradores.

É claro que esse percentual não é absoluto, mas serve como guia na gestão de processos. Afinal, reduzindo essa proporção, você consegue alcançar uma produtividade muito maior e um diferencial competitivo ante a concorrência.


A partir da aplicação da teoria de Pareto, você consegue mapear seus processos e entender quais pontos demandam maior atenção. Se você imaginar que 80% dos resultados se originam de 20% das ações, melhorando a qualidade e a eficiência desses esforços, conseguirá potencializar os ganhos. Para isso, é necessário identificar quais são essas tarefas e investir sua energia nelas, evitando que os colaboradores se percam em atividades que não apresentam respostas tão impactantes nos resultados.


Leia também: Você sabe o que é KPI e como aplicá-la em seu negócio?


Isso também se aplica à sua clientela, já que segundo a regra 80% dos lucros vem de 20% dos clientes. Aplicar o Princípio de Pareto de maneira inteligente também ajuda você a entender quanto é necessário interromper a produção de produtos ou o fornecimento de serviços que não estejam rendendo a receita esperada. Gerenciar bem seu tempo e entender onde investir seus esforços evita gastos de energia e recursos desnecessários, melhorando sua eficiência e produtividade.


Agora que você já sabe o que é o Princípio de Pareto e qual sua importância para a saúde da empresa, está na hora de conferir algumas dicas para aplicar isso na prática.

  • Conheça os processos da empresa

  • Qualifique e priorize seus processos

  • Comece as mudanças

  • Utilize ferramentas para medir a performance

A aplicação do princípio traz diversos benefícios para a sua empresa, alguns deles são:

  • Evita o acúmulo de documentos desnecessários

  • Evita atritos

  • Diminui gastos

  • Melhora a qualidade dos processos

Leia também: Kanban: o método de produção da Toyota que se tornou aliado da gestão de projetos


Como é possível perceber, o Princípio de Pareto pode ser usado como uma ferramenta muito eficiente nos processos de gestão. Ele contribui para melhorar a eficiência dos processos mudando apenas os pontos problemáticos. Além disso, ajuda você a ter uma visão melhor do negócio e entender quais operações são responsáveis pelos melhores resultados na empresa.



A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: