• Carlos Henrique Correa

Porque mensurar os resultados da minha empresa?

Atualizado: 15 de Jun de 2021



É comum que empresas após alcançar certos níveis de crescimento se percam quando precisam entender como mensurar os resultados e quais deles são resultados estratégicos, pois, entram em zonas de conforto empresarial, muitas empresas deixam de crescer e faturar mais por que não sabem lidar com os dados sobre seus resultados. É necessário que haja avaliações direcionadas para que seja avaliado o futuro do negócio.


Porém, a dinâmica de consumo mudou e a forma de se fazer negócios também. É preciso agilidade, coerência e discernimento, com grande atenção para processos, finanças e mercado para continuar crescendo.


Assim, é necessário focar em uma mensuração de curto, médio e longo prazo, identificando quais investimentos valem a pena serem mantidos ou se há necessidade de mudanças.

Mensurar os resultados comprova a eficiência da ação anterior, assim, os dados obtidos devem ser analisados para melhor aproveitamento e direcionamento do negócio.


De acordo com Dave Ulrich, professor da Universidade de Michigan e co-fundador do The RBL Group, todas as áreas da organização precisam ser avaliadas e demonstrar que estão criando valor ou correm o risco de ser terceirizadas.


Tendo isso em vista, entendemos que a mensuração de resultados é essencial para uma gestão transparente. Além disso, ao medir os resultados você conseguirá avaliar o desempenho de cada área e como cada uma está contribuindo para a concretização dos objetivos traçados.



A mensuração de resultados possibilita também verificar resultados com precisão, o que será extremamente útil para entender se algo está errado. Por exemplo: imagine uma empresa de varejo que por conseguir mensurar resultados percebeu o quanto e como o clima exerce influência nas vendas. Nesse caso, ao perceber as alterações a empresa poderá criar um plano de ação para que no futuro a sazonalidade no negócio não acabe impactando tão negativamente no orçamento.


Assim, entendemos o ponto principal da importância da mensuração de resultados: permitir que seja criado um plano de ação para que ações corretivas sejam tomadas.


E como resultados podem ser mensurados?


Estabeleça indicadores


O que você considera relevante para sua empresa e que acredita que pode e deve ser mensurado? Por exemplo: considero que o índice de satisfação dos meus clientes é importante e que pode ser mensurado por meio de pesquisas.


Comece a pensar e identificar possíveis indicadores que devem ser mensurados. Só para ilustrar, vejamos alguns exemplos: vendas mensais; ticket médio; inadimplência; percentual de satisfação de clientes; número de reclamações;