• Douglas Henrique da Fé

Como avaliar o futuro da minha empresa?

Atualizado: 16 de Jun de 2021



Muitas empresas quando se consolidam não se atentam nos seus possíveis pontos de melhoria, acreditando que encontraram a receita do sucesso e que não há nada o que ser mudado.


No entanto, o mercado muda constantemente, seja o cenário econômico, a tendência dos clientes, as mudanças impostas pelos avanços tecnológicos, exigindo uma adaptação das empesas frente a essas mudanças.


Por isso, a famosa frase “em time que está ganhando não se mexe” não é aplicada nesse contexto, dado que é fundamental avaliar a situação interna e externa de forma contínua, moldando o negócio com as variáveis do mercado.


A avaliação deve ser feita buscando atingir um objetivo. O foco nos resultados é muito importante e, para isso, deve ser realizado um bom planejamento para que toda a corporação esteja alinhada com este objetivo.



Segundo Peter Drucker, o pai da gestão moderna, “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”.


Nesse sentido, adotar um planejamento estratégico irá combinar o foco em resultados com o pensamento a longo prazo da empresa, unindo o mesmo propósito: a saúde do seu negócio.


O que é planejamento estratégico?


O planejamento estratégico é um meio de conduzir metodologias a fim de atingir metas e resultados. Ainda, definido por Peter Drucker “ Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.


Há diversas ferramentas que podem ser aplicadas, as quais devem ser utilizadas de forma correta e apropriada para suas necessidades, obtendo uma maior eficiência em desempenho e resultado.


Mas, de maneira geral, para melhores efeitos o planejamento estratégico exige: