Muitas empresas quando se consolidam não se atentam nos seus possíveis pontos de melhoria, acreditando que encontraram a receita do sucesso e que não há nada o que ser mudado.
No entanto, o mercado muda constantemente, seja o cenário econômico, a tendência dos clientes, as mudanças impostas pelos avanços tecnológicos, exigindo uma adaptação das empesas frente a essas mudanças.
Por isso, a famosa frase “em time que está ganhando não se mexe” não é aplicada nesse contexto, dado que é fundamental avaliar a situação interna e externa de forma contínua, moldando o negócio com as variáveis do mercado.
A avaliação deve ser feita buscando atingir um objetivo. O foco nos resultados é muito importante e, para isso, deve ser realizado um bom planejamento para que toda a corporação esteja alinhada com este objetivo.
Segundo Peter Drucker, o pai da gestão moderna, “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”.
Nesse sentido, adotar um planejamento estratégico irá combinar o foco em resultados com o pensamento a longo prazo da empresa, unindo o mesmo propósito: a saúde do seu negócio.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um meio de conduzir metodologias a fim de atingir metas e resultados. Ainda, definido por Peter Drucker “ Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.
Há diversas ferramentas que podem ser aplicadas, as quais devem ser utilizadas de forma correta e apropriada para suas necessidades, obtendo uma maior eficiência em desempenho e resultado.
Mas, de maneira geral, para melhores efeitos o planejamento estratégico exige:
Focar no planejamento: Todos devem estar focados no mesmo objetivo e entender os seus motivos para seguir aquele caminho, facilitando a unificação da empresa sob um mesmo ideal.
Aproveitar as oportunidades: Com as sucessivas inovações, é preciso se reinventar e ser rápido para aproveitar as oportunidades de explorar novas ideias, novos nichos, etc. A inovação não é criar algo inexistente, mas sim enxergar processos sob uma nova perspectiva.
Identificar os pontos de melhoria: A empresa perfeita não existe. Sempre haverá algo a ser melhorado e, apesar da perfeição não existir, é possível se destacar pela qualidade, evidenciada pela minimização dos problemas.
Acompanhar as mudanças e seus impactos: Com as devidas adaptações e plano de ação do planejamento estratégico, mudanças serão necessárias. Essas alterações devem ser avaliadas, verificando onde mais impacta e qual a melhor estratégia a seguir.
A PROMAD Jr. oferece diagnóstico completo e gratuito de planejamento estratégico da sua empresa, analisando os seus principais pontos de melhoria para garantir crescimento contínuo para o seu negócio! Se interessou? Entre em contato com a gente!
Commentaires