• Artur Bacoccina Motta

O que é pré-venda: entenda o conceito, vantagens e como fazer

Como o próprio nome já diz, a “pré-venda” é a etapa que antecede a venda de um negócio/projeto. Ela possui diversos benefícios, entre eles a otimização do tempo e a qualificação do serviço. Porém, é necessário antes entender o que é, para que serve e como é feito.


A pré-venda é o momento em que ocorre o primeiro contato com o potencial cliente, e é nesse momento que ocorre a qualificação do cliente e entende se a proposta está ligada com a empresa. Caso o projeto apresentado tenha a ver com a empresa, esse lead é então passado para a área de relações comerciais. Esse estágio anterior a venda é de extrema importância pois acelera o desenvolvimento do lead, qualifica e separa os membros da empresa que vão atuar em determinado setor.


Leia também: GUIA RÁPIDO: SPIN SELLING


De uma forma resumida, a pré-venda é como um funil, que vai receber o cliente, analisar a situação, a proposta e os serviços oferecidos, e encaminhar para a área qualificada (vendas) e depois para a área de projetos/serviços. O profissional de pré-vendas, também chamado de SDR (Sales Development Representative), é crucial para o desenvolvimento de um negócio.


A Pré-Venda possui inúmeras vantagens, entre elas:


● Redução de tempo de resposta ao lead

● Otimização do serviço

● Melhoria da qualificação do lead

● Maior previsibilidade do faturamento;

● Ciclo de vendas mais ágil e eficiente;

● Maiores oportunidades de conversão;

● Tomadas de decisão mais assertivas e aceleradas;

● Prospecção otimizada;

● Melhoria na qualificação;

● Colaboradores menos sobrecarregados;

● Redução dos custos de aquisição de clientes;

● Melhoria na experiência de compra.


Deve-se entender que o objetivo principal da pré-venda é o repasse do possível cliente (lead) para a área de vendas, portanto é necessário o rápido repasse para o cliente não perder o interesse. Além disso, o repasse para a pessoa certa, e assim, a otimização do serviço, pois cada pessoa possui suas qualidades e fraquezas.


Leia também: 5 dicas para você aumentar as suas vendas


O time de pré-vendas, assim como um vendedor, tem que ser um perito em fechamento, tem que ser nota 10 na qualificação. Em uma conversa rápida de 10 minutos tem que conseguir gerar valor, descobrir informações precisas e julgar a qualidade do Lead. Da mesma forma, pré-vendas é bastante útil para empresas que geram alto volume de Leads. Assim, os vendedores podem focar em fechar negócios, já que a qualificação fica por conta do pré-vendedor.


Para implementar um processo de pré-vendas você vai precisar de uma equipe dedicada e a PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: