top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Melhorando construções rurais na prática

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Atualmente o mercado rural cada vez mais está se diversificando na qualidade e na variação dos produtos oferecidos. Essa ascensão do mercado deixa claro o quanto ele tem potencial e o quão isso complica a situação para pequenos e médios produtores, com a concorrência das grandes empresas. Exatamente por isso, que vem a importância de se atentar as melhores práticas e sempre ir melhorando o negócio com o tempo.



A construção rural em si, se refere a inúmeros tipos de edificações, com diferentes processos e fins. Por esse motivo essa matéria irá trazer detalhes, práticas e dicas de como cada uma delas pode ser feita ou melhorada. Segue o índice das quais serão exploradas:

  • Curral;

  • Viveiros de plantas;

  • Armazém.

Antes de ir a fundo com cada uma dessas construções e suas variações, segue o passo a passo dos conceitos básicos envolvidos na obra, que inclusive servem para uma construção de habitação:

  1. Terreno: o ideal para construção é uma terra plana, mas como existem diversos tipos de relevo, deve-se ficar bem atento à estrutura de sustentação da obra. Outro fator de suma importância é fazer a estrutura num lugar com baixa umidade, de preferência sendo o solo rochoso ou argiloso;

  2. Sol: A posição do astro vai influenciar os lugares quentes e frios, ao longo do dia. Por isso, avaliar seu movimento e a temperatura da região é essencial para escolha dos cômodos;

  3. Ventos: Para evitar situações ruins, tudo que envolve cheiros, como cozinha, banheiros e lugares com produtos químicos, devem ficar longe dos maiores ventos;

  4. Saneamento Básico: será necessário colocar banheiros nessa e em outras construções. Por isso, ter todo um sistema integrado de esgoto é essencial tanto para saúde, quanto para a segurança das pessoas e dos produtos;



Principais práticas e dicas, para o melhor aproveitamento dessas construções rurais:


Currais:

Existem diversos tipos de curral, porém todos remetem a um tipo cercado, fechado ou não, para cuidar dos animais. Eles são divididos entre os de corte, os de produção e os de criação/competição. Primeiramente serão explicadas pelas características em comum a todos eles:

  • Materiais para construção: Existem diversos materiais para se fazer uma obra, porém algumas características específicas devem ser atendidas. Como a ventilação, a isolação térmica e acústica, a resistência mecânica e ao tempo, além do próprio bem-estar dos animais. Uma recomendação para esse tipo de construção é a madeira, que além de ser fácil de se trabalhar, atende a todas essas características. Caso queira entender mais do material e como fazê-lo durar mais, leia sobre tratamento de madeiras.

  • Distância: Existe uma especificação da distância, para cada tipo de animal, em relação a habitação das pessoas, em função dos fatores de segurança e saúde. Manter o distanciamento de 50 metros irá garantir que não se terá problemas com isso.

  • Delimitação: manter os animais dentro dos limites do espaço é imprescindível. Um cercado, com aberturas reduzidas é o ideal, tanto pela segurança dos animais, quanto para evitar comportamentos evasivos deles.

  • Tipos de animais: cada um tem suas necessidades e características particulares. Por isso compreender essas diferenças e seu comportamento é essencial, tanto para evitar o estresse dos animais, quanto para garantir a segurança dos trabalhadores. Caso queira se aprofundar no bem-estar animal, não deixe de conferir toda influência da ambiência nos animais.



Curral de Corte, também conhecido como curral de manejo:

  • Formato da construção: existe um tipo de construção adequada para cada tipo de animal, por isso se atentar às tendências pode ser de grande ajuda para o sucesso. Um exemplo disso é a utilização de currais em formatos circulares e elípticos para o gado bovino, pois os mesmos se adequam ao temperamento desses animais.

  • Processo: compreender e planejar cada etapa, como alimentação, disposição, manejo e tratamento dos animais é de suma importância. Ter um mapeamento de todos esses processos e de toda rotina envolvida pode ser trabalhoso, mas é essencial para clarear e acelerar isso tudo.

  • Abate: consolidar uma atuação simples e planejada ajuda na produção. Apesar do idealismo, tirar o sofrimento dos animais no processo faz diferença tanto na qualidade da carne, quanto na imagem que a empresa passa, por isso é um fator bem importante.

  • Equipamentos: existem diversos tipos de componentes necessários para o funcionamento completo desse tipo de curral. Dentre eles os principais são: balança (eletrônica, para maior precisão), porteiras (passagem), cercados (delimitação) e embarcadouros (rampa antiderrapante).



Curral de produção:

Se diz respeito aos locais especializados nos produtos advindos dos animais e derivados dos mesmos.

  • Processo: compreender todo o ciclo de etapas pelas quais passam essas produções, é algo complexo pelo fato de envolver a criação desses seres vivos. Com algumas análises e entendimento desse fluxograma, é possível prever demandas e otimizar todo o processo. Caso queira entender mais sobre otimização de processos, confira nossa página exclusiva focada nesse tipo de solução.

  • Produto: Compreender como cada vez mais agregar valor nos produtos finais, é muito relevante para o lucro. Por isso, a introdução de novos processos e a criação de derivados, pode ser a chave para o sucesso, então não tenha medo de arriscar nesse sentido.

  • Armazenagem: ter um local adequado para guardar e manter os produtos longe de ameaças, é muito relevante para evitar perdas. O lugar para isso deve ser seco e coberto, para assim proteger de bichos e do intemperismo.

  • Distribuição: Como o resultado dessas produções são de alimentos perecíveis, é fundamental que a cadeia de distribuição transporte rapidamente os produtos para os mercados. Para isso, toda uma negociação e combinados devem ser previamente feitos, para que não sofram com demandas de urgência.


Curral de competição e de criação:

Se a finalidade não for exatamente produtiva, como é o caso desses dois, o tratamento com os animais é certamente diferenciado e muitas vezes influenciado pelo carinho ou por um cuidado especial.

  • Espaço: todo animal precisa de um espaço reservado para estadia. De acordo com suas proporções, esse lugar deve ter no mínimo espaço suficiente para o bicho poder “manobrar”. Apesar disso, promover certa liberdade de movimentação durante o dia, pode ser de suma importância para seu bem-estar.

  • Alimentação: se atentar a diversas maneiras de alimentar o mesmo tipo de animal, de acordo com seu fim e com o cuidado que se tem com o mesmo. Não é nada incomum ver estábulos, com cavalos se alimentando com rações diferentes.



Viveiro de plantas:

Esse tipo de construção é a que reserva um espaço exclusivo para criação, produção e a multiplicação de plantas, independente de seu tipo ou do seu destino final (comercial ou doméstico).

  • Tipo de viveiro: identificar qual é o papel e o objetivo do viveiro é o primeiro passo para seu sucesso. Apesar de que é possível fazer um mix, o foco em um dos processos facilita e muito na rotina.

  • Produção: focado na reprodução desses vegetais. Geralmente esse trabalho, da germinação até a estabilização, dura por volta de dois anos, mas varia de espécie para espécie.

  • Criação: parte das plantas jovens e fazem todo o processo de cultivo das mesmas. Etapa que dura cerca de 3 anos, com exceção das não vivazes, que duram até 1 ano.

  • Produtos: as variações são de acordo com o objetivo do projeto, podendo eles serem para produzir: flores, mudas, árvores, frutas, leguminosas, hortaliças, pomares, jardins e outros.

  • Iluminação: cada tipo de planta necessita de uma certa quantidade de luz para crescer. Mas não é nada tão simples, existem diversos fatores, como o tipo da luz, as radiações iminentes e a variação de temperatura e umidade que o Sol trás. Exatamente por isso, que é uma parte precisamente calculada e que é comumente automatizada por luzes específicas, principalmente nos períodos noturnos, para aumentar a produtividade e rapidez do processo.

  • Água: de fato ter uma etapa consolidada para nutrição e irrigação das plantas faz total diferença. É mais um aspecto para se atentar perante as diferentes espécies, porém todas vão precisar desse recurso. Até por isso, é bem comum fazer a instalação desses viveiros perto de fontes naturais de água, como poços, rios e outros.

  • Proteção: Manter as espécies cuidadas em segurança é determinante para evitar gastos. Por isso, proteger o local perante o acúmulo de água, manter longe as pragas e ventos com estruturas e cortinas, além de não deixar a incidência solar muito alta, são práticas que favorecem e melhoram muito a produção.


Armazém:

Quem lida com esses tipos de produtos rurais, entende o potencial de poder prolongar a vida útil de seus produtos. Ter um estoque exclusivo e apropriado pode ajudar e muito a vida desses produtores.

  • Produtos: até realmente chegar no produto final, tem-se muito trabalho e uso de diversos itens, como agrotóxicos, compostas, rações, feno, grama entre muitos outros. Saber dividir de uma maneira adequada e ter um controle da ida e vinda de todos os itens, é uma tarefa árdua e que traz muitas dificuldades a algumas produções. Uma gestão de estoque eficiente pode simplificar e acabar com esses problemas.

  • Alimentos: ter um armazenamento diferenciado e separado de todos esses produtos é importantíssimo. Porque além da confusão evitada, o armazenamento de alimentos exige cuidados específicos e demandam uma ligação rápida para com os transportes finais.


A PROMAD JR possui engenheiros industriais madeireiros, sendo todos especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende já o seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!



2.584 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page