top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Kanban: o método de produção da Toyota que se tornou aliado da gestão de projetos

Desde o início da produção industrial no mundo existiam desafios quanto à gestão de cada setor, a fim de se obter o melhor custo/benefício com a otimização das tarefas. Neste contexto, podemos citar duas das grandes fabricantes de automóveis do planeta: Ford e Toyota. O que elas têm em comum?



Ambas desenvolveram seu próprio método de linha de produção: o fordismo e o toyotismo. O fordismo, em ascensão com o modelo capitalista de economia, consistia em um sistema de produção com foco no consumo em massa pela população e com foco no uso de estocagem dos produtos para suprir a demanda.


Já o toyotismo utilizava o conceito just in time, no qual se produzia de acordo com a demanda, sem utilizar estoques e evitando ao máximo qualquer desperdício ao longo dos processos produtivos. Justamente no toyotismo é utilizado o “kanban”, surgido em uma fase prévia de manufatura da Toyota, um sistema visual de gestão de trabalho que busca conduzir as tarefas de uma equipe por meio de um fluxo pré-definido de trabalho.


O que é?


Kanban (do japonês, "cartão'') é um sistema de organização e gestão do trabalho feito por meio de cartões (como post its), que tornam os processos muito mais visuais do que em uma gestão comum. É denominado de sistema puxado porque só aceita mais trabalho assim que algum cartão sair do fluxo, ou seja, a quantidade de cartões é limitada e a de trabalho também. Logo abaixo, há exemplos de como o método pode facilitar a gestão:

  • Permite visualizar o fluxo de trabalho;

  • Permite Mapear e gerenciar o fluxo;

  • Permite limitar o trabalho em progresso;


Quais são as vantagens de se utilizar o kanban?

  • Kanban é um sistema muito simples de ser entendido, logo oferece baixa resistência dos membros de uma equipe para aprendê-lo, se comparado com os métodos ágeis;

  • É adaptável a múltiplas realidades (pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto);

  • Permite ajustes durante as etapa;

  • Possui fluxo contínuo, logo, oferece melhor agilidade;

  • Oferece alta previsibilidade e, com isso, melhor gerenciamento de riscos;

  • Oferece melhorias estratégicas de negócio e produtividade.



Onde este método pode ser aplicado?


O kanban teve origem no meio industrial e de manufatura, mas isso não limitou o uso do método em outras áreas. Por sua praticidade e facilidade de ser incorporado, atualmente, é muito utilizado em empresas de desenvolvimento de software, mas pode ser utilizado para a realização de qualquer tipo de projeto.


Está gostando do texto? Se liga nesse outro que temos aqui no blog da Promad: O que é Gestão Ágil com Scrum e como utilizá-la


Como funciona na prática?


Podemos utilizar uma lousa comum e dividi-la em três colunas:

  • A Fazer (To Do): coluna que indica as tarefas a serem feitas, geralmente a primeira à esquerda.

  • Fazendo (Doing): coluna que indica as tarefas que estão sendo executadas, possui um número limitado de cartões, geralmente a coluna do meio;

  • Feito (Done): colunas que indica as tarefas concluídas, geralmente a última à direita;



O processo começa na coluna To Do, estabelece-se as tarefas que deverão ser executadas para que o objetivo final seja atingido. Ao dar início a uma tarefa que está na coluna To Do, move-se o cartão desta tarefa para a coluna Doing. De modo semelhante, se uma tarefa que está na coluna Doing for concluída, deverá ser movida para a coluna Done.


Como a coluna Doing possui um número limitado de cartões, assim que uma tarefa dela for concluída, uma tarefa da coluna To Do pode ser iniciada e transferida para a coluna Doing.

O objetivo principal do kanban é transferir todos os cartões para a coluna Done com máxima agilidade.


Você conhece as 5 Forças de Porter? Clique aqui para descobrir!!


Gostou dessa metodologia? Aqui no nosso blog tem muitas outras, além de varios outros textos que irão te ajudar na sua empresa!!


A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.



6.856 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page