top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Indicadores financeiros para ajudar o seu negócio a crescer

Muitos empresários têm dificuldades de entender para onde seu negócio está caminhando. Algumas perguntas que podemos analisar são:


  • Meu negócio está dando lucro?

  • Quanto eu preciso para sair do zero a zero?

  • Qual a minha margem de contribuição?


Essas perguntas podem ser respondidas através de um bom entendimento dos indicadores financeiros do seu negócio.



O QUE SÃO ESSES INDICADORES FINANCEIROS?


Quando falamos de indicadores, estamos nos referindo a uma métrica alinhada aos resultados de alguma ação. Os indicadores financeiros são métricas que vão dar toda a base para o empreendedor entender a situação de seu negócio e conseguir tomar ações baseada em dados mais assertivos.


Alguns indicadores que sempre são usados na maioria dos negócios são:
  • Lucro Bruto

  • Ponto de equilíbrio

  • Margem de Lucro

  • ROI

  • Ticket Médio


QUAL A IMPORTÂNCIA DESSES INDICADORES NO MEU NEGÓCIO?


Os indicadores são peças fundamentais para que você consiga identificar problemas da sua organização, além de conseguir priorizar e metrificar os resultados. Os dados que você terá com os indicadores, irão te ajudar a tomar decisões e criar o plano estratégico fiel ao seu planejamento de longo prazo.

QUAIS SÃO OS INDICADORES FINANCEIROS QUE TENHO QUE USAR?


Bom, já falamos o que é o indicador e sua importância, agora separamos uma lista de indicadores para você já se atentar e colocar em prática na sua empresa


1- Lucro Bruto e Líquido

Lucro é um dos objetivos da empresa, então nada melhor do que entender se minha empresa está conseguindo gerar esse lucro para mim. Pensando nisso, o cálculo de lucro bruto é feito pela diferença entre a receita total e os custos diretos e indiretos relacionados à produção.

Já quando falamos em Lucro Líquido, estamos falando da diferença entre todas as receitas das empresas e todos os seus gastos envolvidos para que a mesma opere no mercado. Resumindo, é todo o recurso que sobra depois de deduzidos os cursos, despesas e impostos.


Lucro líquido = Receitas – Custos – Despesas


2 - Ponto de equilíbrio

Esse indicador é o responsável por mostrar ao dono do negócio em quanto tempo ele sai no “zero a zero”, ou seja, o quanto ele deve vender para que a empresa pague e não tenha prejuízos.


3- Margem de Lucro

A margem de lucro é dada em porcentagem, ou seja, o quanto percentualmente eu obtenho entre o meu lucro bruto e minhas receitas totais. Resumidamente é a porcentagem do preço de um produto ou serviço recebe para ajudar no lucro do meu negócio



4 - ROI

Este indicador é utilizado para medir se alguma operação me traz retorno ou não. Quantas vezes você investiu em um maquinário ou uma campanha de marketing e não soube de fato se esse investimento trouxe resultado para o seu negócio?


Para calcular esse indicador usamos a seguinte fórmula:

Esse indicador vai ser responsável por avaliar se o investimento faz ou não sentido para você, ajudando a refletir sobre suas decisões


5- Ticket médio

Por fim, temos o ticket médio, um indicador que mostra o preço médio daquilo que você vende ao mercado. Com ele você consegue ter uma média do valor gasto dos seus clientes no seu negócio.



CONCLUSÃO


Enfim, esperamos que você após essa leitura tenha o entendimento sobre quais indicadores são cruciais na minha empresa e que comece a aplicar agora mesmo. Caso tenha dúvidas sobre como calcular esses indicadores é só mandar uma mensagem para nossos consultores que iremos te atender!



A PROMAD JR possui especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO com a gente!!

4.298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page