top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Controle financeiro e fluxo de caixa: as chaves para o fracasso ou sucesso da sua empresa

Atualizado: 22 de jun. de 2021

O que é?


Um Fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de uma empresa ou movimentações financeiras pessoais, ou seja, é um controle de toda a receita e todas as despesas. Sendo a receita tudo aquilo o que entra: venda de mercadorias e serviços, empréstimos, vendas de bens da empresa, entre outros, e despesa tudo aquilo que sai: produção de mercadoria, despesas de venda, de administração, etc.


Seja ela grande, pequena, ou um micro negócio, é fundamental a organização financeira, bem como ter um fluxo de caixa claro e bem organizado pois este influencia diretamente na tomada decisões tanto para inovação no seu negócio e investimentos nas áreas, quanto até mesmo para aproveitar aquela liquidação dos produtos que compõem o seu estoque, por exemplo.


Registrar todas as entradas e saídas é tão importante que não realizá-la traduz o principal motivo para que mais de 50% das micro e pequenas empresas cheguem ao fim, nos quatro primeiros anos de vida.


Algumas noções básicas



O fluxo de caixa tem por principal objetivo deixar claro o que falta e o que sobra. O erro mais comum é focar apenas na análise da receita, não se atentando às despesas, o que pode trazer resultados ilusórios, e mesmo estando com o caixa cheio, por não ter contado com a quantia já comprometida seu negócio virá a falir.

Ao fazer o fluxo da sua empresa, é muito importante que ele seja o mais detalhado possível, identificando cada movimentação de forma organizada, e sem arredondar os números, ou seja, ser fiel a cada centavo. Outro fator importante é a periodicidade com que ele é atualizado. Caso ocorra algum erro de preço de um produto por exemplo, ao comprá-lo em grande quantidade no valor errado pode prejudicar consideravelmente o negócio.


Além disso, periodicidades menores, como por exemplo, semanal ou diária, trazem análises melhores e mais realistas uma vez que analisam a curto prazo. Por fim, recomendamos o uso de gráficos, pois com essa ferramenta é possível analisar a curva de desempenho e identificar tendências, possibilitando até mesmo futuramente, como investir seu dinheiro.

O ideal é fazer uma análise do fluxo de caixa juntamente com o planejamento financeiro, pois enquanto um mostra a realidade do presente do seu negócio, o outro traça o caminho para chegar no objetivo final com os pés no chão, ou seja, se acordo coma realidade do seu faturamento líquido, não fazendo projeções impossíveis de serem alcançadas.


Como saber que o meu controle é efetivo?


Para que seu controle de fluxo de caixa seja efetivo alguns passos são necessários:

Faça um acompanhamento diário

Como dissemos, a periodicidade influencia muito na qualidade do seu fluxo de caixa e, consequentemente na análise que é feita dele. Checar e atualizar sua planilha diariamente além de trazer maior eficiência nesse processo, evita erros consideráveis.


Lance receitas ao invés de venda


Muitas vezes não recebemos tudo em uma parcela só. Lançar a receita ao invés da venda, como um todo, garante que o valor que está entrando seja relatado na data correspondente, assim não perdemos a noção de quanto entrou, em que data, possibilitando uma projeção mais fiel.


Seja realista


Aqui, entra o que dissemos sobre não arredondar os números. É extremamente importante se manter fiel aos centavos, pois é possível entender de verdade como seu negócio se comporta mês a mês.


Separe os valores em categorias


A organização das receitas e despesas é essencial para uma boa análise. Categorizar cada uma delas para que seja mais fácil e os dados fiquem mais claros na hora de entender onde estão seus gargalos em quais produtos devemos focar mais, por exemplo.


Por que esses dados são importantes?


Fazer o fluxo de caixa da sua empresa é muito importante para todo o funcionamento, desde sua estratégia comercial até como irão ser realizados os investimentos nela. Com um fluxo eficiente é possível não só entender como foi o desempenho passado do seu negócio, como também tomar decisões financeiras, fazer o orçamento para o futuro, entendendo qual o mínimo de caixa que devemos ter. Além disso, traz o entendimento da sazonalidade financeira da sua empresa por meio de um histórico financeiro em ordem cronológica.


O principal objetivo é controlar o fluxo de entrada e saída, de grosso modo, pois assim mesmo havendo bastante dinheiro em caixa, conseguimos analisar de forma crítica as despesas que irão sair dessa quantia.


É interessante utilizar a análise de fluxo de caixa olhando o fluxo de caixa diário, assim conseguimos perceber se há algum mês que irá ter falta ou sobra de dinheiro, podendo tomar alguma providência em caso de falta e obter força de venda para sair dos problemas, ou investir e utilizar da melhor forma o valor da sobra.



Como prever/fazer fluxo de caixa?


Existem basicamente dois tipos de fluxo de caixa:


Fluxo de caixa projetado:


Como o próprio nome diz, ele ajuda na projeção das receitas e despesas, de acordo com o que a empresa tem a pagar e a receber. Ter apenas o fluxo de caixa do que saiu e entrou até então na sua empresa, como dissemos é de extrema importância, mas, para que sua estratégia de crescimento seja realmente eficiente, é necessário que as informações sejam realmente aproveitadas. Com ele é possível prever sobras ou escassez e entender qual o melhor período para sua empresa comprar, investir, ou vender.


Fluxo de caixa livre:


O fluxo de caixa livre diz respeito ao caixa que uma empresa tem disponível depois de terem sido realizadas todas as despesas, ou seja, pode ser considerado como o montante livre após consideradas todas as necessidades de capital de giro.

Este se faz importante uma vez que pode ser utilizado para medir a capacidade de uma empresa de gerar caixa, independentemente da sua estrutura financeira.



Como faço meu controle?


Para que você consiga fazer o fluxo de caixa da sua empresa indicamos uma planilha de fluxo de caixa mensal da Conta Azul. Mas, o mais interessante seria assinar uma plataforma online, pois assim, você terá em suas mão toda a organização financeira e fluxo de caixa automatizados, economizando seu tempo com o operacional para que você possa montar sua estratégia financeira de uma forma muito mais tranquila e prática, economizando assim de 3 a 6 horas semanais. Algumas plataformas que trazem esse serviço são: Contaazul, Flua, QuickBooks.



Tem interesse em fomentar seu negócio e garantir que sua lucratividade e efetividade sejam alavancadas, com garantia de otimização de processos?

A PROMAD Jr é especialista nesse serviço, com uma equipe experiente e capacidade para aplicação. Agenda já seu diagnóstico gratuito conosco!!

1.081 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page