Segundo a Endeavor, é de suma importância que o empreendedor conheça o próprio negócio para não deixar nas mãos de terceiros alguns cuidados essenciais, como uma boa gestão de custos.
O dia a dia de quem cuida de um empreendimento é cheio de imprevistos e problemas fora de programação para serem resolvidos. Porém, mesmo com todos esses incêndios, ainda buscamos que nosso negócio tenha uma produtividade melhor, mais constância em vendas e que cresça no mercado de forma estabilizada.
Para que isso ocorra e você atinja os resultados esperados é necessário ter um bom controle sobre os custos de sua empresa e conseguir de forma assertiva direcionar suas ações voltada sempre para resultados.
Quer saber como ter mais controle sobre os custos da sua empresa e ainda gerenciar melhor suas decisões? Acompanhe o post!
Quando pensamos em controle de custos, estamos nos referindo a uma manutenção da saúde organizacional de uma empresa no dia a dia. Ou seja, quando temos um baixo comprometimento com essa parte afetamos diretamente os resultados planejados e a produtividade da organização. Por outro lado, um bom controle e disciplina sobre os procedimentos financeiros podem trazer investimentos que incentivem o crescimento sustentável e controlado da sua empresa.
Mas como podemos ter mais controle e disciplina sobre nossos custos? Aqui na PROMAD Jr, dentro dos nossos projetos de consultoria empresarial, realizamos junto a nossos clientes a implementação da MATRIZ GUT.
Basicamente, MATRIZ GUT, é uma ferramenta empresarial criada na década de 80 por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, tendo como função organizar suas decisões através de 3 conceitos: Gravidade, Urgência e Tendência.
Gravidade: Representa o impacto do problema na sua organização. Aqui é o momento para analisar o quão grave é o problema para a empresa, pessoas ou processos.
Urgência: Aqui tratamos sobre prazos, ou seja, o tempo disponível que temos para resolver o problema. Quanto mais urgente menor será o tempo disponível para trabalhar na resolução do problema.
Tendência: Utilizada para entender o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo.
Cada um desses fatores são separados através de notas de avaliação do problema a ser observado e a partir disso você terá controle sobre o que focar e o que não focar nesse momento.
Trazendo para um exemplo prático de nossas consultorias, deve-se:
Listar o que você deseja analisar de custos da sua empresa e construa uma tabela colocando um item em cada linha.
Analise problema a problema e coloque notas conforme cada quadrante.
Analise as pontuações e crie um ranking de prioridades.
Utilize ferramentas como Diagrama de Ishikawa e 5W2H para criar planos de ação.
Utilizando esse exemplo, percebemos quais problemas devemos focar nossos esforços e resolver o mais rápido possível. No caso, o gestor responsável percebeu que o atraso com fornecedores é um dos seus piores problemas no momento e deve resolver o quanto antes esse problema. Vale ressaltar, que a utilização da Matriz GUT deve ser uma rotina em sua gestão de negócio, sendo super importante quanto se tem diversos problemas concentrados em sua rotina.
Acreditamos que após a implementação dessa ferramenta e com o uso contínuo da mesma, você como gestor do negócio conseguirá:
Tomada de decisão de forma mais estratégica
Redução de impactos por falta de priorização
Alocação de recursos
Evita desperdícios de energia e recursos
Apoia na execução do Planejamento Estratégico
Priorização de tarefas, melhorando sua rotina de trabalho.
Se você acredita que essa ferramenta será necessária para melhorar a situação financeira da sua empresa e gostaria de um acompanhamento para a implementação da mesma, peça já um diagnóstico gratuito sem compromisso, com o nosso time de especialistas, que mudará o rumo da sua empresa para o sucesso.
Commenti