• Gabriela Quini Tavares

Implementar uma cultura organizacional é benéfico para sua empresa?

Para começar é importante entender que a Cultura Organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente, sendo uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, e outras ideias que, tomadas juntas, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar.


Antes de implementar uma cultura organizacional em sua empresa é crucial entender sua importância. Leia também sobre O que é Fit Cultural e qual a vantagem para a empresa?



Segundo Chiavenato, pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, por outro lado, em

setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%. Ou seja, o desempenho e produtividade de um funcionário está diretamente relacionado com a motivação e para manter o funcionário motivado é preciso ter uma cultura organizacional alinhada e forte.


Ao implementar uma cultura organizacional é relevante entender as interações entre os funcionários que se caracterizam por uma linguagem comum, terminologias próprias e rituais relacionados com suas condutas, compreender os padrões de comportamento que incluem guias sobre a maneira de fazer as coisas e alinhar com novos membros para serem aceitos no grupo.


Um ponto crucial em uma cultura são os principais valores que a organização advoga e espera que seus participantes compartilhem. Além das filosofias ou políticas que afirmam as crenças sobre como os empregados ou clientes devem ser tratados.

O clima organizacional é o sentimento transmitido pelo local físico, como os participantes interagem, como as pessoas tratam os outros, clientes, fornecedores, etc, traduzindo a influência ambiental sobre a motivação dos participantes. Assim, ele pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia seu comportamento.


Leia também sobre Cultura com diversidade e inclusão e a garantia de destaque em relação aos seus concorrentes


O clima organizacional é alto e favorável em situações que proporcionam satisfação das necessidades pessoais e elevação da moral. É baixo e desfavorável em situações que proporcionam a frustração daquelas necessidades.


Para medir o clima organizacional é importante fazer uma pesquisa de clima, que é um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades para mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Essa base de informações permite identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, consequentemente, da produtividade da empresa.



Pontos para a hora da construção

Para construir essa pesquisa de clima alguns pontos devem ser levados em consideração, como:

  1. O trabalho em si para conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao horário, distribuição, suficiência de pessoal etc;

  2. Integração Setorial e Interpessoal para avaliar o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa;

  3. Salário para analisar eventuais descontentamentos em relação a outras empresas;

  4. Estilo Gerencial que aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento etc;

  5. Comunicação que buscar o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação etc;

  6. Desenvolvimento Profissional para avaliar as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece;

  7. Imagem da empresa para conhecer o sentimento das pessoas em relação a empresa;

  8. Processo decisório relativa à centralização ou descentralização de suas decisões;

  9. Benefícios oferecidos pela empresa;

  10. Condições físicas do trabalho como conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais;

  11. Trabalho em equipe para entender a participação na gestão da empresa;

  12. Orientação para resultados para verificar até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

Leia também Como implementar indicadores de desempenho efetivos, para alcançar os objetivos da sua empresa?


Com a pesquisa de clima organizacional é possível obter o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa, promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, integrar os diversos processos e otimizar a comunicação, minimizar a burocracia, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, enfocar o cliente interno e externo, otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes, aumentar a produtividade, diminuir o índice de rotatividade, criar um ambiente de trabalho seguro e aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.


Sabendo disso, a PROMAD Jr. pode te ajudar a implementar esses parâmetros, marque um DIAGNÓSTICO GRATUITO e alavanque o rendimento dos seus colaboradores.


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: