top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Empreendedorismo Sustentável: como aplicar em seu negócio

Atualizado: 6 de out. de 2021


As empresas, que são consideradas grandes influenciadoras do comportamento das pessoas atualmente, tem mudado sua forma gestão devido, principalmente, ao aumento contínuo da preocupação com o meio ambiente. Essa nova gestão visa diminuir os impactos ecológicos e conscientizar os consumidores e os seus próprios colaboradores sobre as questões ambientais, com a popularidade desse assunto, levantou muitas questões, tanto em estudos como na prática, gerando o conceito desse segmento de atuação.

Onde começou?

Não existe uma data exata para o surgimento do empreendedorismo sustentável, mas quem influenciou a origem desse modelo de negócio foi o desenvolvimento sustentável que teve sua origem na primeira conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, em 1972, na Suécia, e que, segundo a comissão mundial de Meio ambiente e Desenvolvimento, é aquele que consegue atender as necessidades das pessoas atualmente, sem que possa prejudicar a capacidade do planeta de atender as futuras gerações.

O que é?

Muitos especialistas chamam de “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, mas se trata da mesma coisa. Seu conceito consiste em um tipo de negócio que trabalha a lucratividade da empresa junto com o desenvolvimento responsável do meio social e do meio ambiente.


Importante frisar que empreendedorismo sustentável não se trata apenas da conservação do meio ambiente e dos recursos naturais, existe também a preocupação com o meio social, ou seja, desenvolvimento humano e trabalho de forma ética.


Portanto, o empreendedorismo sustentável é formado pelo ambiente, social e econômico. Isso significa que as empresas que usam esse modelo ainda buscam o sucesso e a maior lucratividade para a empresa, mas são praticadas ações para preservar e não afetar o ecossistema.



Como empreender de maneira sustentável


- Desenvolver capital humano

Como já explicado, o empreendedorismo atua no meio social, e uma das maneiras de realizar esse investimento é incentivando os colaboradores a se desenvolverem, sem criar obstáculos ou bloqueios, para sua equipe ser capaz de apresentar ideias e inovações que podem impactar os resultados da empresa. Pequenas mudanças no ambiente transmite um senso de pertencimento entre os colaboradores, pois está oferecendo espaço para que todos os integrantes sejam mais autônomos. Sendo este o espírito da sustentabilidade, pois proporciona um ambiente em que todos são ouvidos e existe liberdade para pôr suas ideias em prática.



- Aplicação em processos ecologicamente corretos

Se você trabalha em uma empresa grande é importante investir em novas formas em diminuir seus impactos ambientais, seja com alterações nos processos ou troca de máquinas, mas caso esse não seja o seu caso, use seus esforços em algo mais simples de controlar, como redução do lixo do escritório, da energia elétrica e da água usada, do uso de embalagem reciclável, reciclar os papéis usados na impressora, etc.


Dentro do processo, analise minuciosamente onde pode existir consumo exagerados dos insumos, desperdícios de material e se estão sendo descartados da forma correta pois, normalmente, os produtos industriais precisam de um cuidado especial. Todos esses processos têm o objetivo de criar uma economia para empresa sem abalar o andamento do negócio. Para saber mais como o empreendedorismo sustentável é aplicado, acesse o conteúdo da Ecoflorestal Jr. com exemplos de empresas que colaboram com atividades sustentáveis.

- Provocar a consciência coletiva


Um dos maiores desafios da sustentabilidade é colocá-la em prática dentro de uma empresa, mas, para que isso ocorra, alguns passos podem ser seguidos. Realizar uma reunião com todos os colaboradores da empresa, com o intuito de apresentar o conceito, suas aplicabilidades e definir quais serão as atitudes que a empresa irá tomar são os primeiros passos necessários para a consciência coletiva, além de esclarecer sua importância, assim como é explicado pela LS Consultoria Jr.


Em sequência deve-se promover mudanças de hábitos em seus colaboradores para corroborar com a sustentabilidade da empresa, criando hábitos como usar canecas em vez de copos descartáveis, apenas imprimir o que for necessário, desligar o computador ou máquinas antes de sair da empresa; são ações básicas que fazem total diferença.

- Empresa nova deve nascer sustentável


Se está prestes a abrir uma empresa ou implementar um grande projeto, comece, antes de realmente iniciar o seu produto ou o seu serviço, a usar o empreendedorismo sustentável, pois com o uso deste modelo desde o princípio, irá contribuir para uma cultura colaborativa de responsabilidade ambiental que será seguida pelos atuais e também pelos futuros funcionários, facilitando a conscientização coletiva da empresa.




A PROMAD Jr. esta a disposição para realização de mapeamentos, otimização de processos e planejamento estratégicos. Entre em contato com a PROMAD Jr. para agendar um diagnóstico gratuito, que com certeza os benefícios a curto, médio e longo prazo poderão ser notados.

13.064 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page