• Nathália Oliveira dos Santos

Descubra como a gestão de custos pode ajudar a otimizar a lucratividade

A gestão de custos, como o próprio nome diz, visa ter um controle de todos os custos. Nesse caso, refere-se aos custos de um negócio, e está diretamente ligada à lucratividade do mesmo, sendo um assunto primordial para ter seu lucro otimizado. Dessa maneira, garantir uma boa gestão de custos dentro de um negócio é a base para a empresa atingir o sucesso.


Os custos da empresa envolvem todos os investimentos que essa faz, desde a água para seus colaboradores beberem, o material de trabalho utilizado até os seus salários, por exemplo. É preciso ter um acompanhamento de todos os gastos, sejam os fixos ou variáveis, para iniciar a gestão de custos.

Principal Objetivo


O principal objetivo de ter esse tipo de gestão é manter o controle financeiro do negócio, para garantir que este não está no prejuízo. Além disso, também é útil para aplicar o planejamento estratégico que o negócio adotou, uma vez que os custos têm que corresponder com onde a empresa pretende chegar. Por exemplo, se uma determinada empresa está buscando melhorar a qualidade de seus serviços, faz sentido agora essa investir em capacitações e ferramentas para que a qualidade dos serviços aumente.


Porém, se o objetivo da empresa no momento for aumentar a quantidade de vendas, por exemplo, essa pode usar, dentro da gestão de custos, a estratégia de cortar gastos desnecessários ou não necessários no momento para que o produto tenha um custo mais acessível, por exemplo. Assim, a gestão de custos é um acompanhamento importante durante todos os períodos, e em cada momento diferente que a empresa esteja passando, a estratégia usada com esses custos deve mudar.


Por onde fazer?


Esse acompanhamento tem que ser individualizado para cada empreendimento, pois pode ser feito de maneira simples em um caderno ou uma planilha básica, ou mais complexa, usando softwares e aplicativos especializados para tal função, o importante é sempre mantê-lo atualizado, além também de manter alinhado com os objetivos dessa empresa.


É importante que a gestão esteja de acordo com o preço dos produtos e/ou serviços oferecidos. Não faz sentido a empresa gastar mais em determinado produto ou serviço de que está cobrando por esse. Assim, ter ao menos uma base de gerenciamento de custos é preciso para que haja lucro, e para que esse seja otimizado, é preciso de uma gestão de custos bem feita e acompanhada.


Veja aqui alguns indicadores financeiros para ajudar o seu negócio a crescer.


Como Fazer?


Uma gestão de custos otimizada pode iniciar listando tanto os custos fixos quanto os variáveis. Após isso, é preciso identificar possíveis gastos desnecessários e cortá-los, fazendo um controle daquilo que realmente faz sentido com o contexto da empresa. É sempre importante analisar se essa não está gastando mais que recebendo, pois normalmente é um indicador que é preciso de atenção na gestão de custos e muitas vezes até na precificação dos produtos e/ou serviços da empresa.


Essa análise deve ser feita com constância e dedicação, uma vez que o cenário pode sofrer alterações e consequentemente os custos também sofrem, como aconteceu com muitos empreendimentos durante o início da pandemia, em 2020, onde muitas empresas foram prejudicadas com as baixas vendas, e assim foi necessário um novo planejamento e gestão financeira para passar pelo período conturbado.


Leia também: Como implementar indicadores de desempenho efetivos, para alcançar os objetivos da sua empresa?


A precificação, por sua vez, também deve demandar certa atenção. Muitos empresários precificam apenas com base na concorrência, sem levar em conta os seus reais gastos para produzir determinado produto ou serviço. Assim, com a gestão de custos bem planejada, é possível identificar o quanto foi investido no produto e/ou serviço, e assim definir um valor justo a ele, sem perder lucratividade ou acabar cobrando preços exorbitantes ao consumidor.


Descubra aqui 7 dicas para gerar valor para a sua empresa


Não é um processo simples e universal. A gestão precisa ser individual de cada negócio, para fazer sentido em cada contexto específico. Porém, com os preços bem ajustados e o acompanhamento de perto de todos os gastos do empreendimento, a lucratividade passa a ser otimizada, uma vez que essa passa a ser baseada em números reais, e assim a empresa passa a ter maior crescimento.



A PROMAD JR está aqui para te ajudar! Especialistas em Gestão, Estratégia e Operação capazes de te auxiliar a alavancar seu negócio. Agende seu Diagnóstico totalmente GRATUITO para elevar o seu patamar de vendas.


146 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo: