top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Veja 5 dicas para preparar sua empresa durante a crise do covid-19

Atualizado: 10 de jun. de 2021

A epidemia do coronavírus já alcançou a marca de dez mil casos no Brasil, sendo mais de 60% só no sudeste, com os números se atualizando a cada hora. Tal cenário já está causando danos no sistema de saúde e econômico brasileiro sem precedentes desde o começo do século passado.


Este contexto, no entanto, ainda não é o cenário extremo para nosso país. Além de conter a contaminação pelo vírus, estruturando um sistema de saúde que não colapse com o número de casos, é necessário imunizar a população para dar bases sólidas para uma retomada. E mesmo com países já se mobilizando junto a empresas gigantescas para a elaboração de vacinas, tudo indica que ainda não estamos perto do fim, pois o processo é demorado e não tem previsão para antes de 2021.


Mesmo com toda a situação, os vencimentos ainda chegam no final do mês para milhões de famílias no país e a crise econômica só se agrava. Logo, não podemos ter um posicionamento passivo perante a crise, é necessário se adaptar ao cenário para garantir a sobrevivência de sua empresa ao impacto econômico atual e a nova tendência de consumo do mercado perante a tudo isso.


Porém, como disse Julian Tonioli (Gestão 4.0), “Empreender é isso: visão de longo prazo, execução de curto, alta adaptabilidade e estômago para suportar a turbulência da viagem”. Para isso, trouxemos algumas dicas de como tocar seu negócio para sobreviver a esta “turbulência”.


1 - Revise sua Estratégia:

Visite seu planejamento do começo do ano e veja como a situação atual afeta sua projeção. Escalone seus objetivos a curto, médio e longo prazo e procure oportunidades para garantir que as entregas mínimas aconteçam.

Se você ainda não tem um planejamento estratégico, agora ele é imprescindível. Tendo em vista que a situação pode se agravar é muito importante simular cenários de altas e baixas do mercado e ver o que significa para seu negócio, já prevenindo possíveis medidas.


2 - Garanta um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários (Física e mentalmente):

Se sua operação puder, opte pelo home office. Tenha empatia por como seus funcionários estão se sentindo por ter que trabalhar perante a todo este ambiente de desconforto.

Caso não seja possível, tome medidas de segurança e higiene no trabalho muito restritas. Além disso garantir a segurança de todos, mostra que você se importa com o bem estar de seus colaboradores, o que melhora o ambiente de trabalho.



3 - Revisite seus contratos de fornecimento e compra:

Entenda que não é só você que está na crise, logo, se for benéfico, é possível adiantar alguns fechamentos que podem gerar economia no fluxo de caixa.

Em contrapartida, garanta que os ganhos já fechados sejam de fato cumpridos, renegociando ou proporcionando algum desconto ou flexibilidade de pagamento para os contratantes.

E lembre-se, em crises a liquidez tende a abaixar e a quantidade que você deixar de ganhar, pode não ser significativa.

Obs: Cuidado com demissões, contratos CLT podem ter alto custo de rescisão. Procure renegociar contratos, férias, atrasos e etc


4- Aquisição de clientes:

Ao mesmo passo que a receita abaixa e o cenário fica inoportuno para investimentos, o espaço digital está tendo menos oferta de conteúdo. Logo, com alguma criatividade e inovação em um plano de marketing, é possível fazer-se útil da enorme audiência que ocupa seu tempo de quarentena consumindo conteúdos nas mídias sociais e usar os algoritmos a seu favor.

Inove na hora de pensar em como irá alcançar seus clientes, use novas abordagens para o contexto e diversifique sua geração de receita, que sua empresa sofrerá efeitos mitigados.


REGRA DE OURO - Mantenha-se atento à dinâmica do cenário:

Não espere a casa pegar fogo para apagar o incêndio. Os casos que estão sendo noticiados agora, são reflexos de contaminações de até duas semanas atrás. Logo, a situação ainda irá se agravar. Se você não usar este tempo de agora para blindar seu negócio, controlar seu fluxo de receita e projetar futuras ações, pode perder um tempo que irá te custar caro.

Seja reativo dia a dia e sempre pense o que pode ser feito para driblar o momento que você estiver vivendo.


Para saber mais sobre as consequências que o COVID-19 pode ter em seu negócio e como adaptá-lo neste contexto, nos contate no box abaixo e conte como podemos ajudá-lo.

66 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page