top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Conheça cada etapa de um Processo Seletivo eficiente

Atualizado: 12 de set. de 2020

Texto escrito por Aprimorize



Dentre os diversos fatores que influenciam os resultados de uma empresa destacam-se os colaboradores. Bons funcionários estão entre os recursos mais importantes de uma empresa, o que torna o processo de seleção de funcionários igualmente importante.

O processo seletivo é dividido em três etapas: preparação, recrutamento e seleção.

Nesse artigo, iremos explorar cada uma das etapas.



Preparação


A primeira etapa consiste em desenhar a pessoa ideal para o cargo a ser ocupado.

Isso deve ser feito por alguém que conheça muito bem as funções que deverão ser exercidas pelo funcionário, normalmente, o superior direto desse posto.

Para encontrar os requisitos do funcionário ideal é necessário levar em conta todas as atividades que serão realizadas por ele, bem como quais as competências - tanto técnicas quanto comportamentais - têm maior relevância para o cargo em questão.

Além das necessidades específicas, é importante ter em mente as necessidades gerais da empresa e a cultura organizacional, ou seja, os valores que a empresa julga como sendo os mais importantes.

Dessa forma, torna-se possível construir um time de colaboradores que tenha ideais alinhados e desejem crescer com a empresa.


Recrutamento


O recrutamento nada mais é do que a divulgação da vaga, sendo que isso deve ser feito com o objetivo de atrair o máximo de candidatos que estejam dentro dos requisitos estabelecidos na etapa de preparação.

Para que esse objetivo seja cumprido, siga nossas dicas:


  • Divulgue a vaga em bons locais, como: redes sociais, site da empresa, sites de emprego e universidades.

  • Tenha uma página de “trabalhe conosco” no site da empresa e utilize-a para passar mais informações aos candidatos, contar a história da empresa e conquistar o candidato mostrando os pontos atrativos para ele.

  • Descreva as tarefas que irão ser exercidas pelo funcionário de forma detalhada.


Seleção


Aqui se inicia a parte mais longa de um processo seletivo. É quando os candidatos serão selecionados de várias maneiras, desde a mais básica, como através do currículo, até formas mais complexas que serão explicadas adiante.

É importante saber que, para cada situação, o processo de seleção pode ser diferente, reunindo os métodos específicos para testar habilidades e conhecimentos importantes para a vaga.

Por isso, daremos um panorama geral sobre o objetivo de cada etapa de seleção.


Triagem - a análise dos currículos tem um papel importante para economizar o tempo de seleção. Os currículos são analisados de forma descartar candidatos que não tenham os requisitos mínimos.

Para isso, são analisados pontos como: histórico escolar, empregos e experiências anteriores e outras habilidades.

Outra técnica que ajuda na economia de tempo são as ligações telefônicas, que servem para ter uma breve conversa com o candidato e identificar o atual interesse dele na vaga.


Entrevistas - essa forma de análise pode ser feita tanto pelo setor de RH quanto por líderes diretos. O objetivo é conhecer o candidato de forma mais pessoal e profunda, podendo tanto se aprofundar em itens do currículo do candidato, quanto assuntos mais pessoais ou conhecimentos e aspirações que a empresa julgue importante.

Durante a pandemia, algumas empresas estão adotando o formato online de entrevistas, evitando o contato social e diminuindo custos.


Provas - podem ser realizadas sobre qualquer assunto que a empresa determinar como uma habilidade necessária ao candidato. Normalmente, as provas são feitas para cargos iniciantes, sobre algum conhecimento técnico, idioma ou alguma situação em que o candidato precisa agir como se já tivesse sido contratado e precisasse resolver um problema.

Outro tipo de prova é o fit cultural, ou seja, um questionário específico para saber se os valores do candidato se encaixam à cultura da empresa.


Dinâmicas em grupo - essa técnica consiste em propor atividades que sejam realizadas em grupos pelos candidatos. Assim, é possível analisar tanto soft skills (trabalho em equipe, comunicação, trabalho sob pressão, etc), quanto hard skills (conhecimentos técnicos, softwares, etc).


Avaliação psicológica - os testes psicológicos são feitos por profissionais especializados e possuem o objetivo de identificar traços de personalidade, comportamentos e analisar o fit cultural.

Existem diversos modelos de teste, cada um é focado em identificar determinados pontos, que serão analisados pelo psicólogo.


Com isso, terminam as principais etapas de um processo seletivo, possibilitando uma melhor avaliação de seus colaboradores.


Para continuar acompanhando nossos conteúdos, inscreva-se abaixo e receba nossos e-mails!


7.892 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page