• PROMAD Jr.

Como fatores externos à sua empresa influenciam seu marketing

Atualizado: Set 12

Uma boa campanha de marketing não deve levar em consideração apenas fatores básicos, como público-alvo e propagandas, mas realizar uma análise crítica do seu macroambiente, a fim de entender o contexto na qual está inserida. Mas afinal, o quanto esses fatores influenciarão o resultado final da sua campanha? Descubra com a gente.


Dentro do marketing temos duas terminologias diferentes, mas que, em suma, apresentam idéias e ações reativas muito similares. Estou falando do Ambiente de Marketing e Marketing Sazonal, que serão abordados neste texto.


Dentro deste tema temos ainda mais duas subdivisões, sendo questões do microambiente, que se trata de assuntos referentes à empresa, como fornecedores, administração e processos, e questões do macroambiente, o qual vamos tratar melhor hoje, referentes aos fatores externos à empresa que não podem ser alterados por você, mas a boa e má administração e como lidar com eles é o ponto chave entre o fracasso e o sucesso de sua campanha.


Macroambiente e Sazonalidade


É evidente que passamos por essa fase com rápidas transformações na história. O celular, por exemplo, funcionava apenas para fazer ligações há 10 anos atrás, no entanto, hoje já é fartamente utilizado e é essencial tanto para empresas como para gestão de diversos âmbitos do nosso dia-a-dia. Logo, nosso macroambiente está se apresentando cada vez mais volátil e com novas aberturas de oportunidades diariamente.

Apresentaremos aqui alguns pontos de atenção a seu macroambiente, para que, quando uma oportunidade aparecer, você seja o primeiro a aproveitá-la:


1. Ambiente Natural


Tal ponto pode se passar despercebido em muitos casos, porém vem crescendo muito nos últimos tempos. Ele leva em conta desde catástrofes, como queimadas e furações, até, simplesmente, as estações, adaptando sua estratégia para cada uma.

Outra abordagem extremamente importante dentro do ambiente natural é a questão do Marketing Verde, assunto que vem tomando cada vez mais importância nos consumidores e é um ótimo ponto para mostrar o seu posicionamento de marca.



2. Ambiente Tecnológico

Um ótimo exemplo de empresas que não se atentaram ao ambiente tecnológico e foram excluídas do mapa, são as empresas do ramo de locação de filmes. É sempre bom entender e se atentar ao que vem de novo no mercado para não ficar para trás.

Novas mídias de divulgação, novas formas de outdoors, novo ramo no marketing, novo mercado de tecnologia para atacar, etc, mostram que a tecnologia está em constante mudança e ignorá-la não é uma escolha sábia.


3. Ambiente econômico


Dentro do ambiente econômico entram alguns fatores como, inflação, recessão, taxa de juros, preço do dólar, entre diversos outros. Eles devem ser analisados no momento de criação da estratégia de marketing, pois podem indicar se é viável realizar a campanha agora ou postergar a mesma para obter mais resultados.

Além disso, ele pode representar fatores de mercado como nível de renda do público-alvo, endividamentos e disponibilidade de crédito, que te ajudam a direcionar a campanha para o lado certo.


4. Datas e épocas comemorativas


Datas especiais, relacionadas a seu serviço e ao público, devem sempre ser consideradas, além de traçar épocas em que as vendas aumentam, entender quais estímulos são mais eficazes e onde divulgar para ter o maior alcance. Um exemplo disso são as centenas de propagandas formuladas no natal para divulgar suas marcas, ou até mesmo temáticas totalmente personalizadas para páscoa, dia das mães e ano novo.

Aí entram também períodos, como estações do ano, campanhas mensais na prevenção de doenças, como outubro rosa, e férias escolares.


5. Ambiente demográfico


Esse tópico leva em conta todo o estudo relacionado à população. Considera-se fatores como tamanho, densidade, raça, sexualidade e renda.

Com uma persona e um estudo demográfico bem definidos, a sua campanha tem muito mais impacto e alcance.


6. Ambiente cultural


O ambiente cultural abrange os costumes, gostos e preferências que são enraizados na vivência de um determinado grupo, fazendo-os considerar tais fatores como “universais”. Dessa forma, alguns problemas podem surgir ao expandir o seu negócio, pois ele passa a abranger culturas diferentes, que podem estar separadas por diversas questões, sejam elas sociais ou até mesmo geográficas, como diferença entre estados federais e bairros.

Por exemplo, sua empresa tem uma uma franquia em uma zona nobre e suas campanhas têm um teor mais sofisticado e ligado ao alto-padrão. Ao levar a mesma campanha para as periferias, elas apresentarão um resultado totalmente diferente, pois não contemplará os costumes deste grupo.

Realizar esta análise é importante para entender o público que você deseja atingir e tornar sua campanha relevante para o mesmo.


Conclusão


Diversos fatores que fogem de nosso controle podem afetar arduamente o resultado final da campanha de marketing. É extremamente importante saber qual a melhor abordagem para tratar cada situação. Uma campanha com cores vivas e demonstrando alegria perante uma catástrofe pode trazer o contrário do que se espera.

Para buscar a campanha mais otimizada possível é importante estudar muito bem cada um dos tópicos, além de diversos outros fatores como público alvo, promoções e sumário executivo de sua empresa.

Para saber mais sobre Marketing Estratégico com ações adaptadas que realmente trazem resultados à sua empresa, nos contate no box abaixo e conte como podemos ajudá-lo.


24,092 visualizações
Encontre a solução que você procura!

Venha fazer parte da nossa rede de e-mails!

 

Passe a receber um conteúdo exclusivo e que tem tudo a ver com você!
 

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

PROMAD Jr. - Consultoria e Projetos

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Rua Geraldo Alckmin, 519,

Vila N. Srª. de Fátima -Itapeva, SP