top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

CONSULTORIA ESTRATÉGICA – UMA VISÃO DE LONGO PRAZO PARA SUA EMPRESA

Atualizado: 12 de set. de 2020


Direcionar e decidir qual será o próximo passo de uma empresa nunca é fácil. Mesmo depois de ter batido todas as metas previamente estabelecidas e alcançado todos os objetivos traçados, qual o próximo passo? Investir? Abrir uma nova unidade? São essas as perguntas que a consultoria estratégica vai te responder.

O QUE É?

A consultoria estratégica é uma análise da empresa como um todo, tanto interna como externa, diagnosticando todos os processos e gargalos produtivos. Ela também mapeia e conhece a cadeia produtiva em que seu negócio se insere, visando objetivos de longo prazo, em função de garantir a sustentabilidade econômico-financeira. Assim, consultoria estratégica tem a ver com o futuro da sua empresa, não apenas com resolução de problemas, mas sim como faze-la pode decolar de forma exponencial.

COMO ELA FUNCIONA?

Por meio de métodos e ferramentas próprias de cada consultoria, englobando desde ferramentas matemáticas, a dados para definir qual é a melhor estratégia a ser utilizada.

As atividades realizadas por uma consultoria estratégia incluem:

• Diagnóstico da atual situação econômico-financeira

• Entendimento do fluxo das atividades e produtos internos

• Avaliação do mercado atuante

• Estruturação de processos

• Delineamento de estratégia de vendas e compras

• Gerenciamento de riscos (comerciais, financeiros e operacionais

A estratégia é montada em basicamente 3 momentos:

1. Planejamento

Esse é o momento de sentar e analisar absolutamente todos os pontos relacionados à sua empresa, cada detalhe é importante. A partir disso, é feito um planejamento estratégico definindo o caminho a ser tomado, com todas as metas e objetivos, definindo-os de forma clara e executável.

2. Execução

Como o próprio nome diz, esse é o momento de colocar a mão na massa! Colocar em prática tudo o que foi planejado e estabelecido.

3. Monitoramento

Durante a evolução do planejamento é importante se certificar de que todos os objetivos estão sendo alcançados, cada um em seu tempo certo de execução. Caso haja algum problema ou falta de adequação, é preciso reajustá-los para a realidade da empresa, criar novos se necessário e descartar os que não fazem mais sentido.

As decisões a serem tomadas começam dos escalões mais altos, os quais definem as diretrizes gerais, objetivos e alocação de recursos, ou seja, qual o caminho a ser tomado e como. Mas para que a estratégia se desenvolva da melhor forma possível, todos os membros da empresa devem estar devidamente comprometidos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Apesar de ser a melhor opção para sua empresa a consultoria estratégica possui alguns poucos pontos negativos, sendo eles:

- Distanciamento entre propostas e ações: afinal falar é muito fácil, mas na prática as coisas são um pouco diferentes.

-Custo elevado: Ter conhecimento e prática na área da consultoria estratégica requer muito estudo e conhecimento, isso agrega bastante valor ao trabalho do consultor.

Em contrapartida, quando colocados frente a frente, fica claro que o

número de vantagens supera o de desvantagens, veja:

- Profissionais especializados: Para se trabalhar na área de consultoria estratégica, é necessário contar com pessoas que se profissionalizaram especificamente nesse assunto, tratando-o com propriedade.

-Olhar isento: Uma pessoa de fora da empresa conseguirá analisa-la sem históricos ou vícios que alguém que está dentro não o faria.

-Experiências anteriores em problemas: Cada consultor traz consigo uma bagagem de problemas e soluções de outras empresas, conseguindo ter um pensamento “fora da caixa” por assim dizer.

-Rapidez nos resultados: o Consultor a ser contratado, ao montar o plano de estratégia da sua empresa estabelece prazos muito bem definidos e um foco bem estabelecido, além de um plano B para cada objetivo traçado, caso algum deles saia fora do planejado, dessa forma fica fácil de ver a “luz no fundo do túnel” bem rapidinho.

-Economia de recursos: Uma vez decidido o caminho a ser percorrido, o consultor ajuda a sua empresa a seguir os passos estabelecidos e é isso, não é necessário um longo contrato gerando mais e mais gastos. Além disso, à medida que os objetivos e metas vão sendo alcançados, a empresa responde com melhoras cada vez maiores. Acarretando assim, em atividades mais eficientes e menos caras. Isso traz um maior balanço nos negócios.

OK! Você deve ter entendido como funciona e estar se perguntando: “Como sei se minha empresa precisa disso de fato?” Bom... para você que está na dúvida, aqui vai um bônus dessa matéria que vai te ajudar a analisar melhor a situação do seu negócio:

1) Sua empresa está dando prejuízo?

2) Está perdendo participação de mercado?

3) A mudança da liderança da empresa tem ocorrido em intervalos inferiores a 2 anos?

4) A empresa está perdendo executivos de alto nível?

5) O processo de tomada de decisão estratégica é confuso e conflituoso?

6) O resultado das pesquisas de satisfação feitas pela sua empresa não está muito bom? Opa... ela não possui uma pesquisa de satisfação?

7) Sua empresa já usa alguma técnica ou ferramenta estratégica?

Se respondendo à essas perguntas, você percebeu que precisa de uma consultoria, fale conosco da PROMAD Jr.! Vamos juntos montar um plano totalmente personalizado para que seu negócio comece a decolar agora!!!


211 visualizações0 comentário
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page